Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24212
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Da formação à atuação: um olhar sobre os cursos de ciências biológicas e o ensino da química no ensino fundamental
Alternate title (s): From training to acting: a look at the courses in biological sciences and the teaching of chemistry in elementary education
Author: Moraes, Cinara Aparecida de
First Advisor: Epoglou, Alexandra
First member of the Committee: Teixeira Júnior, José Gonçalves
Second member of the Committee: Auth, Milton Antônio
Third member of the Committee: Costa, Junia de Oliveira
Summary: Na Educação Básica, a disciplina de Ciências da Natureza representa a junção de áreas do saber, como a Física, a Biologia, a Química e as Geociências, sendo ministrados, na educação básica já nas primeiras séries do Ensino Fundamental. Por diversos fatores, como a formação docente, percebe-se maior enfoque nestas séries a assuntos específicos da Biologia, o que acaba por limitar um entendimento mais amplo acerca do alcance do conhecimento científico. No Brasil, os responsáveis pelas aulas de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental são os licenciados em Ciências Biológicas. No entanto, uma análise nos documentos que regem tais cursos mostra que, por exemplo, os conceitos químicos são estudados de forma superficial e quase sempre restritos a poucas disciplinas. Dessa forma, é inegável a necessidade de complementar a formação desses profissionais com, por exemplo, cursos de formação continuada que permitam desenvolver certa autonomia também em outras áreas da ciência. Da mesma forma, a análise dos livros didáticos aprovados pelo PNLD, para esse nível de escolaridade, mostrou que há uma predominância de assuntos e conceitos ligados à Biologia, enquanto que a Química aparece em poucos capítulos, muitas vezes não permitindo um aprofundamento conceitual. Tendo em vista esse panorama, um curso de extensão foi oferecido a licenciandos de Ciências Biológicas com o objetivo de discutir conceitos específicos da Química e, ao mesmo tempo, propiciar uma reflexão sobre as dificuldades de ensino e aprendizagem relativas a esses conceitos. As discussões ocorridas em cada encontro, assim como as atividades realizadas pelos participantes, permitiram perceber a necessidade de incrementar o aprendizado de conceitos básicos. Diante desse processo, um produto educacional foi elaborado com a finalidade de contribuir com a melhoria do ensino de Ciências no Ensino Fundamental, subsidiando o professor com um material de apoio didático que possa facilitar a compreensão dos conceitos associados à teoria atômica, às propriedades dos materiais e às transformações Químicas.
Abstract: On Basic Education, the Sciences of Nature represent the junction of fields of knowledge, just as Physics, Biology, Chemistry and Geosciences. Thus, the science teaching is taught on basic education early in first grades of Elementary School. By many factors like the faculty professional qualification and all the content’s characteristics itself, it is easy to perceive bigger focus on Biology’s specific subjects, what ends up by limiting the broader understanding about the scientific knowledge. In Brazil, the responsables for science classes at the last years of Elementary School are the Biologic Science graduates. Meanwhile, analyzing the documents that conduct the process shows that, for exemple, the chemical concepts are taught on superficial way and almost restrict to few subjects. Accordingly, is undeniable the need of an additional formation of those professionals with, for instance, courses of continuous formation that allows the development of some kind of authonomy also in other fields of science. Therefore, the analysis of the didactic books approved by PNLD, for this schooling level, have shown a predominance by subjects and conceps linked to Biology, while Chemistry shows up on few chapters, many of those times, not allowing the deepening knowledge of the concepts. In view of this perspective, an extension course was offered to the graduates in Biologic Science, with a goal of discussion the basic Chemistry’s concepts and, at the same time, provide reflection about the difficulties of teaching and learning relating to those concepts. The discussions in each meet, as the activities performed by the participants enabled to realize the need of increase the learning of basic contents. Before this point, an educational product was elaborated with purpose of contribue with the improoving on Science’s teaching in Elementary School, subsidizing the teacher with a support didatic material that makes easier the learning of the concepts linked to atomic theory, to materials' properties and chemical transformations.
Keywords: Ensino de química
Chemistry teaching
Ensino fundamental
Elementary education
Formação de professores
Teacher training
Ciências biológicas
Biological sciences
Ciência - Estudo e ensino
Química - Estudo e ensino (Ensino Fundamental)
Química - Formação de Professores
Ciências - (Ensino Fundamental)
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Quote: MORAES, Cinara Aparecida de. Da formação à atuação: um olhar sobre os cursos de ciências biológicas e o ensino da química no ensino fundamental. 2018. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.599
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24212
Date of defense: 21-Mar-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormaçãoAtuaçãoOlhar.pdfDissertação2.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.