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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24076
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Arte e Guerra: condições e influências da representação artística da guerra civil espanhola por Pablo Ruiz Picasso |
Author: | Freitas, Yago |
First Advisor: | Xavier, Erwin Pádua |
First member of the Committee: | Gomes, Aureo de Toledo |
Second member of the Committee: | Neves Júnior, Edson José |
Summary: | A arte pode nos trazer conhecimento dos eventos que ocorrem no mundo por meio da temática abordada na obra e da perspectiva do artista, e isso pode nos revelar um olhar diferente daquele que utilizamos para compreender os fatos do mundo. Um objeto artístico, uma nova configuração estética pode nos conduzir a novas experiências e formas de perceber e por extensão pensar os problemas presentes na realidade social. Dentre os assuntos para os quais a arte pode contribuir, a política é uma delas, uma vez que é conduzida por indivíduos dentro de uma sociedade que participam da construção de nossas estruturas sociais. Reconhecer a arte como um instrumento que contribui para as práticas e a construção da política em um âmbito internacional é de grande importância, pois esta é capaz de estimular a criatividade e a imaginação dos indivíduos que produzem e entram em contato com ela, oferecendo, assim, alternativas para a compreensão e a transformação da realidade, e soluções para desafios que o mundo possui, como, por exemplo, a guerra. A guerra é um evento social que sempre esteve presente na civilização humana, moldando as estruturas do mundo em que vivemos, as relações sociais dos indivíduos, provocando uma influência direta em cada ser em particular que, de alguma forma, entra em contato com esta forma de conflito. Essa disputa pode abranger aspectos relacionados à cultura, à política, à economia e à sociedade dos grupos sociais que estão envolvidos ou são afetados por essa luta. No meio das disputas que foram travadas na história da modernidade, a Guerra Civil Espanhola foi uma das mais marcantes, pelas ideologias que foram alimentadas durante o conflito, a destruição e as vítimas dessa disputa civil. Ademais, há as perdas e os impactos que essa guerra causou, não apenas na Espanha, mas no mundo inteiro, que vivia um momento de instabilidade, disputas ideológicas e discursos de ódio que refletiam o medo e as inseguranças de seus governantes e da população. Um mundo que sofria constantes mudanças, com a modernidade que alterava todas as esferas a sociedade da época. Em meio aos artistas que se empenharam em produzir e trazer suas percepções dos eventos que ocorriam no período de sua atividade artística, Pablo Ruiz Picasso se destacou criando com originalidade Guernica, em que buscava apresentar toda a sua revolta e seu sentimento acerca da destruição de vidas e perdas que a Guerra Civil Espanhola trouxe para a Espanha e para o mundo. Guernica era uma pequena vila basca que foi alvo de massivas incursões aéreas da Legião Condor e da força aérea italiana, que utilizou o ataque como teste bélico para as futuras disputas que iriam ser feitas durante a Segunda Guerra Mundial. O ataque autorizado pelo general Franco em Guernica destruiu, além de vidas, uma comunidade que constituía parte da identidade da Espanha e de todo mundo. O aprendizado com eventos como a guerra pode nos dizer muito sobre a sociedade, a natureza dos indivíduos e nos incentiva a buscar meios para que se encontrem outras maneiras de solucionar conflitos entre grupos sociais. A partir disso, as perguntas que serão levantadas neste trabalho são as seguintes: Qual a relação entre a atividade artística e a análise e prática da política (internacional)? Como a produção artística, associada ao fenômeno da guerra, pode transformar perspectivas, entendimentos e interesses e mobilizar atores sociais e políticos? Como o quadro Guernica, de Picasso, a partir da trajetória do seu autor e do contexto, nacional e internacional, artístico e político, de sua produção, permitiu e permite reconfigurar perspectivas, representações e fronteiras de mobilização política, em especial relativamente a situações de conflito violento? A trajetória da obra de Picasso, desde a sua exposição em Paris, até a seu caráter itinerante pelo mundo, busca mostrar o seu papel como um objeto capaz de provocar novas perspectivas e formas de pensar os problemas que estão presentes em nossas sociedades, como as guerras, e romper as fronteiras da política por meio de mobilizações, conscientizações protestos e meios alternativos de solucionar problemas, como conflitos armados da natureza como o que ocorreu na Guerra Civil Espanhola. Este trabalho está dividido em três capítulos. No primeiro, será apresentada uma breve exposição acerca das definições da arte, da guerra e suas relações, assim como a relação de ambas com a política internacional. Em seguida, será exposta a análise das condições da sociedade e os movimentos artísticos no período que antecedeu a Guerra Civil Espanhola, assim como um relato sobre a evolução da Guerra Civil Espanhola até o bombardeiro de Guernica. Por fim, no terceiro capítulo, iremos expor uma análise da obra, buscando um entendimento acerca dos símbolos e da composição presente em Guernica, seu processo criativo e o desenvolvimento da obra que nos possibilita entrar em contato com novas configurações estéticas. Esse capítulo será finalizado com uma exposição de algumas repercussões que a obra gerou, tanto em sua natureza material como ideológica, nas suas réplicas, os protestos envolvendo sua imagem, permitindo-nos, assim, a partir dos fatos expostos, defender um engajamento das artes como um instrumento político na política internacional. |
Keywords: | Política Arte Relações Internacionais Guerra Civil Espanhola |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | FREITAS, Yago. Arte e Guerra: condições e influências da representação artística da Guerra Civil Espanhola por Pablo Ruiz Picasso. 2018. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24076 |
Date of defense: | 19-Dec-2018 |
Appears in Collections: | TCC - Relações Internacionais |
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