Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24050
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Ações multiplicadoras do conhecimento sobre posse responsável de animais domésticos e as Zoonoses Leishmaniose e Toxoplasmose para crianças do ensino fundamental de uma escola pública do Município de Uberlândia, Minas Gerais
Alternate title (s): Multiplicator actions of knowledge on responsible possession of domestic animals and Zoonoses Leishmaniosis and Toxoplasmose for children of fundamental education of a public school of the Municipality of Uberlândia, Minas Gerais
Author: Soares, Carolina de Oliveira
First Advisor: Silva, Sydnei Magno da
Second member of the Committee: Barbosa, Fernando Cristino
Third member of the Committee: Faria, Karen Ferraz
Summary: Existe hoje no Brasil uma necessidade de reformas jurídicas e ambientais em respeito à posse responsável de animais domésticos, devido a mudança de comportamento da população humana que vem estreitando os laços com os animais. Cães e gatos errantes representam um problema de saúde pública no mundo já que são acometidos por diferentes agentes causadores de doenças infecciosas, que também podem ser transmitidos para os seres humanos (zoonoses), além da possiblidade de causar acidentes de transito e mordidas. Por isso é importante ações que possam conscientizar a população do que é a posse responsável de animais domésticos, que é a condição na qual o guardião se compromete a uma série de cuidados para com seu animal, como por exemplo levar ao veterinário, evitar que o animal saia de casa desacompanhado e sem guia, entre outras. Com o aumento da aquisição de animais de companhia pela população humana cresce também a preocupação com zoonoses importantes como a leishmaniose visceral (LV) e a toxoplasmose. Este trabalho teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento de crianças entre 10 e 13 anos de idade, alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental, de uma escola pública de Uberlândia, MG, em relação aos temas: posse responsável, leishmaniose visceral e toxoplasmose, antes e após a promoção de ações educativas sobre estes temas. Inicialmente foi aplicado um questionário sobre cada tema. Nove dias após a aplicação deste questionário, foi feita uma intervenção em forma de palestra sobre os três temas, e 21 dias após a palestra foi feito novamente a entrega do mesmo questionário com intuito de avaliar a apropriação do conhecimento referente a palestra. Em geral, foi observado que os padrões de respostas após a palestra educativa, em sua maioria, foram mais assertivos em relação ao questionário anterior a palestra. Observou-se um aumento de 19,13% estudantes que passaram a reconhecer a importância da castração, um aumento de 40% no número de alunos que disseram conhecer a leishmaniose visceral e um aumento de 5% no número de estudante que conheciam a toxoplasmose após a palestra educativa. O que sugere que as ações educativas, como a utilização de palestras podem ser ferramentas importantes na divulgação de informações e na complementação da construção de conhecimento e com isso favorecer sua disseminação.
Keywords: Posse responsável
Responsible pet care
Leishmaniose
Leishmaniasis
Toxoplasmose
Toxoplasmosis
Zoonoses
Zoonosis
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SOARES, Carolina de Oliveira. Ações multiplicadoras do conhecimento sobre posse responsável de animais domésticos e as Zoonoses Leishmaniose e Toxoplasmose para crianças do ensino fundamental de uma escola pública do Município de Uberlândia, Minas Gerais. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24050
Date of defense: Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AcoesMultiplicadoresConhecimento.pdf2.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.