Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24016
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Substâncias Húmicas em solo adubado com resíduo de origem animal.
Autor: Borges, Marcelo Ferreira
Primer orientador: Wendling, Beno
Primer miembro de la banca: Santos, Douglas
Segundo miembro de la banca: Aloise, Gabriella Roquetti Guimarães
Resumen: As huminas são compostos orgânicos que provém da decomposição de resíduos animais e vegetais, possuindo propriedades que proporcionam um acréscimo na produtividade e lucro devido aos seus benefícios para o solo. Os ácidos húmicos e fúlvicos, que se originam de forma natural da decomposição da matéria orgânica, causam alterações benéficas na fisiologia da planta, gerando maior desenvolvimento, o que é primordial para que se tenha ganhos. Portanto, o objetivo do trabalho foi, com uso de solo classificado como Latossolo Vermelho-Amarelo Distrófico, proveniente da área de Uberlândia, avaliar as substâncias húmicas e seu impacto nas características físicas, químicas e biológicas do solo, vendo as implicações causadas pela umidade do solo em diferentes resíduos de origem animal, sendo eles esterco bovino, cama de frango e cama de peru, utilizando também como tratamento o superfosfato simples e a testemunha. O material e métodos do experimento foi feito com base em um delineamento inteiramente casualizado, com três repetições, constituindo um fatorial 5x4x3, cinco resíduos, quatro umidades (10, 50, 75 e 100%) e três repetições, avaliando a quantidade de ácidos húmicos, ácidos fúlvicos, huminas e o carbono orgânico total. Embora no caso dos ácidos fúlvicos e ácidos húmicos, foram considerados estatisticamente iguais em todos os tramatementos, segundo teste de Tukey a 0.05% de significância, para a huminas, que compõem de 70 a 90% do carbono total no solo, a adubação com resíduos de origem animal se sobressaiu em relação ao superfosfato simples(adubação mineral) sendo que a umidade é fator que muda a quantidade de substâncias húmicas, de diferentes formas, devido a sua quantidade e a substância húmica analisada.
Palabras clave: Huminas
Ácidos Húmicos
Ácidos Fúlvicos
Umidade
Resíduo Animal
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::CIENCIA DO SOLO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: BORGES, Marcelo Ferreira. Substâncias Húmicas em solo adubado com resíduo de origem animal. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24016
Fecha de defensa: 21-dic-2017
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SubstânciasHúmicasSolo.pdf1.34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.