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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24001
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Silva, Ishangly Juana da | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-22T12:06:14Z | - |
dc.date.available | 2019-01-22T12:06:14Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ishangly Juana da. Saberes e fazeres de mulheres negras: Construção e manutenção da cultura em um terno de congada do Triângulo Mineiro. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24001 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mulheres Negras | pt_BR |
dc.subject | (Re)existências | pt_BR |
dc.subject | Congada | pt_BR |
dc.title | Saberes e fazeres de mulheres negras: Construção e manutenção da cultura em um terno de congada do Triângulo Mineiro. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0767845397014319 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gonçalves, Luciane Ribeiro Dias | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9836292136030338 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Passos, Simone Aparecida dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6427484879374588 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8384618306547713 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo trata das mulheres negras, entendendo-as como sujeitas históricas, políticas e socioculturais. Nesse sentido, seu objetivo precípuo é compreender qual é o papel desse grupo na construção e manutenção da cultura congadeira em um terno de Moçambique do Triângulo Mineiro. Dessa forma, questiona-se: de que modo os saberes e fazeres dessas mulheres, enviesados por suas memórias, contribuem para a produção e perpetuação da festa enquanto patrimônio cultural imaterial do povo negro no município? Como suas identidades e o patrimônio cultural imaterial congadeiro se (re)afirmam a partir de seu lugar de fala e que espaço essas mulheres ocupam na tradição congadeira, compreendendo-o enquanto um lugar de resistência da mulher negra? Tais indagações se justificam na medida em que se propõe pensar na construção de um projeto de sociedade menos racista, sexista e que enalteça os diversos saberes produzidos por grupos historicamente invisibilizados. O estudo principiou-se pela revisão bibliográfica de temáticas que demandaram reflexões e esclarecimentos, baseando-se em Ribeiro (2017, 2018), Gomes (2005, 2017), Carneiro (2011), Gonzalez (1984), Davis (2011), Natália (2018), Katrib (2009, 2010, 2013), Naves e Katrib (2008), Paula (2010), Silva (2016), dentre outros. Posteriormente, coletaram-se dados com base nas observações dos leilões que antecederam a festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito no ano de 2018, e no dia da festividade propriamente dito. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com quatro mulheres que integram o terno de Moçambique focalizado nesta pesquisa. No percurso metodológico, Gil (2010), Minayo, Deslandes e Gomes (2016) e Bardin (2016) contribuíram para a construção da abordagem da pesquisa, dos instrumentos de coleta de dados e suas análises. A partir das análises feitas e das reflexões bibliográficas realizadas, considera-se que as identidades das mulheres negras tomam outros significados à medida em que elas percebem a importância de sua presença, tanto nas práticas da congada, quanto na sociedade, e mobilizam-se na construção de outras narrativas possíveis. O fato de reconhecer-se enquanto sujeitas históricas e políticas no interior de um contexto que, historicamente, restringiu-as ao espaço dos preparativos que acontecem antes da festa de Congada demonstra que outros lugares de enunciação estão sendo conquistados pelas mulheres dentro dos ternos, e fora deles, apesar de compreender-se que nem todas problematizam essas questões, por vezes naturalizando-as. Dessa forma, compreende-se que as mulheres negras possuem um papel significativo na construção e manutenção dessa cultura, pois são elas que mediam os processos de ensino e aprendizagem, conduzindo dialogicamente as relações entre o tradicional e atual, atribuindo protagonismo ao lugar ocupado pela mulher negra na sociedade brasileira. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 73 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
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