Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23989
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFreitas, Mateus Lopes e-
dc.date.accessioned2019-01-21T17:22:36Z-
dc.date.available2019-01-21T17:22:36Z-
dc.date.issued2018-12-18-
dc.identifier.citationFREITAS, Mateus Lopes. Estudo experimental de um secador de tabaco para redução de consumo de gás liquefeito de petróleo. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23989-
dc.description.abstractThis work aims to reduce the consumption of liquefied petroleum gas in a tobacco dryer. The dryer is composed of three heat exchangers and a combustion chamber that operate in thermodynamic equilibrium to ensure the fast drying of the tobacco. The input humidity of the tobacco in the dryer has a direct influence on two important parameters for the industry: the energetic consumption of the equipment and the parameter of quality named filling power. Previous studies done by the industry showed that the greater the moisture entering the dryer, the greater the filling power of the product. However, if inlet moisture is high, the energy consumption increases because part of the fluid that draws water from the tobacco is redirected to the combustion chamber, increasing the burning efficiency. This work was carried out to contest the previous study results, that is, if the humidity at the entrance of the dryer would not have influence on the tobacco filling power. Therefore, a change of humidity would cause an expressive reduction in gas consumption liquefied petroleum from the equipment. At the end of the project, the gas consumption was reduced in 33% with a small change on the filling power of the product, but within the limits stablished by the industry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSecador de tabacopt_BR
dc.subjectConsumo energéticopt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.titleEstudo experimental de um secador de tabaco para redução de consumo de gás liquefeito de petróleo.pt_BR
dc.title.alternativeExperimental study on a tobacco dryer to reduce the liquefied petroleum gas consumption.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Daniel Dall'Onder dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7847006276264872pt_BR
dc.contributor.referee1Sant'Ana, Vitor Taha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8456860338471122pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Ana Marta De-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3522162933152053pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8206340798028359pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo reduzir os custos com gás liquefeito de petróleo em um secador de tabaco. O secador é composto por três trocadores de calor e uma câmara de combustão que operam para garantir a rápida secagem do tabaco. A umidade de entrada do tabaco no secador tem influência direta em dois importantes parâmetros para a indústria, que são o consumo energético do equipamento e o parâmetro de qualidade denominado poder de enchimento. Acreditava-se, baseado em estudo feito pela indústria, que quão maior fosse a umidade de entrada no secador, maior seria o poder de enchimento do produto. Contudo, se a umidade na entrada é alta, o consumo energético aumenta porque parte do fluido que retira água do tabaco é redirecionado para a câmara de combustão, aumentando a ineficiência da mesma. Esse trabalho foi realizado para contestar o resultado do estudo feito pela indústria e verificar se a umidade na entrada do secador teria influência no poder de enchimento do tabaco com interesse no benefício que a alteração da umidade ocasionaria, que é a redução expressiva no consumo de gás liquefeito de petróleo do equipamento. Com a conclusão do projeto, o consumo do gás foi reduzido em 33% com uma pequena variação do poder de enchimento, que se manteve no patamar requerido pela indústria.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration33pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudoExperimentalSecador.pdf1.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.