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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23952
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A experiência de conflitos com a lei na adolescência: ato infracional, reinserção social e projeto de vida |
Título(s) alternativo(s): | The experience of conflicts with the law in adolescence: infraction, social reinsertion and life project |
Autor(es): | Braga, Camila Araújo |
Primeiro orientador: | Braga, Tatiana Benevides Magalhães |
Primeiro membro da banca: | Guimarães, Núbia Silvia |
Segundo membro da banca: | Buiatti, Viviane Prado |
Resumo: | Historicamente, representações sociais do ato infracional enfatizaram a personalidade do autor, obliterando o papel das condições sociais, das instituições ligadas à punição e da categorização social da noção de criminalidade, bem como enfatizando o caráter punitivo e o controle estatal sobre populações pobres em detrimento da garantia de direitos. Nesse panorama, o presente trabalho, intenta compreender a experiência de um jovem que conseguiu sair do ciclo de reprodução da violência, rompendo com o envolvimento em situações de conflito com a lei. No primeiro momento foi realizada uma articulação entre a análise documental do Código de Menores e a revisão de literatura científica sobre o tema, visando compreender sobre o modo como o Estado vem responsabilizando o “menor” autor de ato infracional no Brasil. Em seguida, foi realizado um estudo de caso por meio de entrevistas semiestruturadas com o participante. A análise de dados foi realizada com base na proposta da hermenêutica fenomenológica. A análise do depoimento aponta importantes aspectos a serem considerados tanto na prevenção de entrada na criminalidade por crianças e adolescentes, quanto na ressocialização, entre eles a naturalização da violência no cotidiano escolar; o fenômeno da humilhação social enquanto dispositivo fragilizador do papel educacional e protetivo da família; o conceito de "respeito" pela criminalidade enquanto protetivo da humilhação social e elemento de identificação de grupo nas escolas populares; a condição paradoxal da internação como percepção de risco, mas ausente de possibilidades ressocializantes. Foi possível perceber a descrição de uma paisagem social que direciona adolescentes fortemente para a violência, e que a construção de um caminho alternativo é precária e demasiadamente dependente de ações individuais na enorme lacuna deixada pelas políticas de Estado. |
Abstract: | Historically, social representations of the infraction has emphasized the author's personality, obliterating the function of social conditions, institutions related to punishment, and social categorization of the idea of criminality, as well as emphasizing punitive feature and state control over poor populations to the prejudice of right’s warrant. In this perspective, this work purpose to perceive the experience of a person who has managed to leave the cycle of violence reproduction, breaching with the involvement in situations of conflict with the law. In the first moment, an articulation between the documentary analysis of the “Código de menores” and the review of scientific literature on the subject was carried out, aiming to understand how the State has been treating and charging the "minor" author of an infraction in Brazil. Then, a case study was conducted through semi-structured interviews with the participant. Testimony analysis was performed based on the proposal of phenomenological hermeneutics. The analysis of the testimony points out important aspects to be considered both in the prevention of entry into criminality by children and adolescents, as well as in resocialization, among them the naturalization of violence in daily school life; the phenomenon of social humiliation as a weakening of the educational and protective function of the family; the concept of "respect" for criminality as a protector from social humiliation and an element of group recognition in popular schools; the paradoxical condition of deprivation of freedom as a perception of risk, but absent of resocializing possibilities. It was possible to perceive the description of a social perspective that directs adolescents strongly towards violence, and that the construction of an alternative path is precarious and too dependent on individual actions in the enormous gap left by State policies. |
Palavras-chave: | Adolescência Adolescence Crime Violência Violence |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | BRAGA,Camila Araujo. A experiência de conflitos com a lei na adolescência: ato infracional, reinserção social e projeto de vida. 2018. 95 f. Trabalho de conclusão de curso, (Graduação em Psicologia), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2018 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23952 |
Data de defesa: | 7-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
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