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dc.creatorLeite, Patrick Nunes-
dc.date.accessioned2019-01-17T15:59:23Z-
dc.date.available2019-01-17T15:59:23Z-
dc.date.issued2018-12-20-
dc.identifier.citationLEITE, Patrick Nunes. Modelagem dinâmica de helicópteros com motores não ideais. 2018, 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23940-
dc.description.abstractThe non-ideality of energy sources used in mechanical systems, in general, has been studied more thoroughly at mechanical engineering. Knowing how a non-ideal engine affects the system is realy important, because of undesirable effects resulting from the interaction between the structure of the equipment and the energy source, like Sommerfeld Effect. This one happens when there is some imbalance, from the engine, the rotor hub or in the system blades, promoting instabilities shown in the system acceleration and slowingdown process. The mechanical system modeling excited by engine is normaly based in the assumption that all of the power supplied to the engine is converted in useful work or considering that the energy loss happens in the coupling of the engine. However, this is a simplification done to reduce the system complexity, making the moviment equations solution easier, but there are also conditions in which energy is dissipated in the structure by vibrating moviments. In helicopters, dynamic effects, as discussed previously, are responsables for major accidents. Ground Resonance for example is a widely known phenomenon in the aeronautical evironment which occours when the excitation generated by the engine reaches the aircraft natural frequency, when this last one is in the ground. The contact between the helicopter and the ground progress a system change, when compared to the aircraft in flight, causing an unwated dynamic responce. The present work presents the modeling of a helicopter (divided in models HT1 and HT2), which was carried out with the development of system energy equations, followed by the non-ideal motor equation, using a simplified torque curve, besides linearization of equations, allowing to obtain a system of matrices, representing the aircraft. The dynamical responses of the models were also presented, showing that the aircraft presents dynamic instability when they are driven with frequency near to some natural of the fuselage. Also, the complexity related to the construction of a system of equations capable of coupling the ground resonance model to the non - ideal motor was verified, showing that the simplification of the torque curve limits the ability to represent the model with real operating parameters.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHelicópterospt_BR
dc.subjectMotores não ideaispt_BR
dc.subjectDinâmica não linearpt_BR
dc.subjectRessonância solopt_BR
dc.subjectHelicopterspt_BR
dc.subjectNon-ideal enginespt_BR
dc.subjectGround Resonancept_BR
dc.subjectNonlinear Dynamicspt_BR
dc.titleModelagem dinâmica de helicópteros com motores não ideais.pt_BR
dc.title.alternativeDynamic modeling of helicopters with non-ideal engine.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Saches, Leonardo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6978425622746671pt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Thiago Augusto Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0859338195145281pt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Tobias Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1662045974941011pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Márcio Peres de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9505563014375470pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6600523325922261pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA não idealidade das fontes de energia usadas em sistemas mecânicos, de forma geral, vem sendo estudada cada vez mais a fundo na engenharia mecânica. Conhecer os efeitos da presença de um motor não ideal é extremamente importante, pois a interação dinâmica deste com a estrutura resulta em fenômenos indesejáveis, como o efeito Sommerfeld. Este fenômeno ocorre quando há algum desbalanceamento, podendo este ser no motor, no rotor ou mesmo nas pás do helicóptero, gerando instabilidades verificadas na aceleração ou desaceleração do motor. A modelagem de sistemas mecânicos acionados por motores é, normalmente, realizada considerando que toda energia fornecida para o motor é convertida em trabalho útil ou mesmo que as perdas envolvidas ocorrem no interior do motor e no acoplamento ao sistema. No entanto, esta simplificação é feita para reduzir a complexidade do sistema, facilitando, assim, a solução das equações de movimento, por exemplo; havendo também condições onde a energia é dissipada para a estrutura na forma de movimentos vibratórios. Em helicópteros, efeitos dinâmicos, como o descrito anteriormente, são responsáveis por acidentes graves. A ressonância solo, por exemplo, é um fenômeno amplamente conhecido no meio aeronáutico e que ocorre quando a excitação promovida pelo motor faz com que seja atingida a frequência de ressonância da estrutura no momento em que a aeronave se encontra no solo. O contato do helicóptero com o solo promove alteração no sistema composto pela aeronave, comparado ao mesmo em condição de voo, causando uma resposta dinâmica indesejada. O presente trabalho apresenta a modelagem de um helicóptero (dividido em modelos HT1 e HT2), a qual foi realizada com o desenvolvimento das equações de energia, seguida pelo equacionamento do motor não ideal. Para isso foi utilizada uma equação simplificada de torque, além da linearização das equações, resultando em um sistema de matrizes capaz de representar a aeronave. Foram, também, exibidas as respostas dinâmicas dos modelos, mostrando que as aeronaves apresentam instabilidade dinâmica ao serem acionadas com frequência próxima a alguma natural da fuselagem. Ainda, foi verificada a complexidade relacionada à construção de um sistema de equações capaz de acoplar o modelo de ressonância solo ao motor não ideal, mostrando que a simplificação da curva de torque limita a capacidade de representar o modelo com parâmetros reais de operação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration79pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::ESTATICA E DINAMICA APLICADApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::CONTROLE DE SISTEMAS MECANICOSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::DINAMICA DE VOO::ESTABILIDADE E CONTROLEpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Mecânica

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