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dc.creatorLuz, Filipe Vilela-
dc.date.accessioned2019-01-17T13:01:34Z-
dc.date.available2019-01-17T13:01:34Z-
dc.date.issued2017-12-04-
dc.identifier.citationLUZ, Filipe Vilela. Espectadores de arenas de vôlei: Verificando as diferenças na busca de benefícios a partir de variáveis demográficas e de consumo. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23929-
dc.description.abstractThis paper aims to identify and measure the motivational factors which lead consumers to attend volleyball arenas, in a way that these benefits were grouped in categories with common characteristics. Besides, it was aimed to draw a profile of the public. For this, a SPEED quiz was applied to 52 Praia Clube Team fans during the 2015/2016 Volleyball Female Superleague. The data was analyzed by average total scores, factor analysis and T Test. It was concluded the domains checked by SPEED (Performance, Excitement, Esteem and Diversion) were configured as motivational factors for the attendance at volleyball arenas, since they present average higher than 4. For the "socialization" benefit, the respondents disagree as being a benefit chased by them by attending at volleyball arenas, since the average was considerably under 4. It was also verified, through the comparison of means between groups, that the "diversion" benefit appears as the main motivational factor for groups of spectators with single marital status, and non-single people tend to disagree with the benefit "diversion" as a motivating factor in attending the arenas. However, a statistical difference was not observed between the other groups of variables studied. Thus, the data suggests the consumers are motivated by many factors, in which the "performance" of the team, which is one of the main focuses of the championship, and the fact that consumers "esteem" the team, must meet the consumer desires that are motivated by the experiences these might providept_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumers behaviourpt_BR
dc.subjectConsumidor Esportivopt_BR
dc.subjectSports Consumerpt_BR
dc.subjectVolêipt_BR
dc.subjectVolleypt_BR
dc.titleEspectadores de arenas de vôlei: Verificando as diferenças na busca de benefícios a partir de variáveis demográficas e de consumo.pt_BR
dc.title.alternativeVolley sand spectators: Checking the differences in the search for benefits from demographic and consumer variables.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Élcio Eduardo de Paula-
dc.contributor.referee1Fagundes, André Francisco Ancântara-
dc.contributor.referee2Paula, Vérica Marconi Freitas de-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva identificar e mensurar os fatores motivacionais que levam os consumidores a comparecerem em arenas de vôlei, de forma que tais benefícios fossem agrupados em categorias que apresentam características comuns. Além disso, objetivou-se traçar um perfil desse público. Para isso, foi aplicado o questionário SPEED para uma amostra de 52 torcedores da equipe do Praia Clube na edição 2015/2016 da Superliga Feminina de Voleibol. Os dados foram analisados por meio de pontuações totais médias, análise fatorial e Teste T. Concluiu-se que os domínios avaliados na SPEED (Desempenho, Entusiasmo, Estima e Diversão) se configuram como fatores de motivação para comparecimento em arenas de vôlei, visto que apresentam média superior a 4. Para o benefício “socialização”, os respondentes tendem a discordar como sendo um benefício buscado por eles ao irem em arenas de vôlei, já que a média ficou consideravelmente abaixo da mediana 4. Constatou-se ainda, através da comparação de médias entre grupos, que o benefício “diversão” aparece como principal fator motivacional para os grupos de espectadores com estado civil solteiros (as), e os não solteiros (as), tendem a discordar do benefício “diversão” como fator de motivação no comparecimento as arenas. Contudo, não foi observada diferença estatisticamente significativa entre os outros grupos de variáveis estudadas. Dessa forma, os dados sugerem que os consumidores são motivados por vários fatores, na qual o rendimento “desempenho” da equipe, que é um dos focos principais do campeonato, e o fato dos consumidores torcerem “estima” para a equipe, devem satisfazer os desejos dos consumidores, que são motivados pelas experiências que esses eventos podem lhes proporcionar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGestão da Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Administração

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