Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23907
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Bitcoin: Uma análise das pesquisas de contabilidade e finanças publicadas em periódicos.
Autor: Araújo, Vinícius Henrique Rocha
Primer orientador: Prado, Thiago Alberto dos Reis
Segundo miembro de la banca: Oliveira, Carlos Eduardo de
Tercer miembro de la banca: Dias, Érika Monteiro de Souza Alves
Resumen: O presente artigo objetivou apresentar uma revisão sobre o que a literatura tem versado e com análise das pesquisas científicas publicadas em periódicos sobre o tema bitcoin. O bitcoin, criado no ano de 2008 por meio de uma publicação online em página pública, apresenta-se como uma rede ponto-a-ponto, onde cada participante do mercado poderia verificar qualquer transação sem a necessidade de um terceiro intermediário para confirmar e assegurar as operações financeiras. A pesquisa de caráter descritiva, utilizou a bibliometria e a análise de conteúdo dos artigos que abordam como tema principal o bitcoin. O estudo teve uma população de trezentos e trinta e sete artigos encontrados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento e de Nível Superior (CAPES) com a palavra de busca e tópico bitcoin. Os resultados mostram que houve um aumento do número de estudos sobre a temática no período de 2013 a 2018. Os achados corroboram com a Lei de Bradford (muitos periódicos com poucos artigos) e vão de encontro com a Lei de Lotka (80% dos autores efetuaram apenas um estudo sobre a temática). A maioria das pesquisas efetuou, em suma, estudos comparativos com índices e propriedades matemáticas, utilizando ferramentas estatísticas como análise de variância e regressão. De maneira geral notou-se a escassez de pesquisas sobre a temática em periódicos brasileiros, o que possibilita oportunidades de estudos futuros.
Palabras clave: Bitcoin
Criptomoeda
Cryptometry
Bibliometria
Bibliometrics
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ARAÚJO, Vinícius Henrique Rocha. Bitcoin: Uma análise das pesquisas de contabilidade e finanças publicadas em periódicos. 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23907
Fecha de defensa: 20-dic-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
BitcoinAnalisePesquisas.pdf333.91 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.