Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23865
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Pequeno Detalhe, uma aprendiz de mundo: experiências de uma palhaça em contextos diferenciados de atuação
Título(s) alternativo(s): Little detail, a word apprentice: Experiences of a clown in differentiated action contexts
Autor(es): Rocha, Gisleide de Souza
Primeiro orientador: Wuo, Ana Elvira
Primeiro membro da banca: Leite, Vilma Campos
Segundo membro da banca: Silva, Valdir Luciano Pfeifer da
Resumo: O presente trabalho relata a experiência da palhaça Pequeno Detalhe em vários contextos de atuação: escolas, rua, hospital, bar, igreja, casa de família e no teatro. Para esse experimento, foi criada, com direção da professora Ana Wuo, uma cena específica “ Fazendo sumiço”, a qual foi levada para os espaços mencionados acima com uma margem improvisacional. Dentre as abordagens práticas e teórico investigativas realizadas para esse TCC, estudei os autores clássicos Fellini, Bergson, Castro, Massetti, Lecoq, Wuo, Larrosa dentre outros, que desenvolvem temática sobre o palhaço no contexto social e histórico, promovendo um estudo que leva a compreensão da etimologia da palavra palhaço, sua origem, suas transformações no decorrer do tempo e relaciona esse conhecimento as experiências por mim vivenciadas. Fato bem importante na minha formação é que a palhaça ajudou a entender que pode haver frustração na aprendizagem, que fracassar pode ser uma experiência de força que me atravessa e que não conseguir fazer algum exercício teatral ou cena em algum momento da graduação é parte da experiência de aprender. O clown tem sido minha forma de desaprender e aprender no mundo, pois o palhaço nos ensina a ver pelo lado do avesso , assim consigo ver o quanto o meu erro é produtivo e constrói o meu aprendizado como atriz e mulher.
Abstract: ABSTRACT The present work relates the experiences of the clown Pequeno Detalhe in multiple acting contexts: schools, on the street, hospitals, bars, churches, family houses and in the theater. For this experiment, we created a specific scene named “Fazendo sumiço”, directed by the professor Ana Wuo, and took it to the spaces mentioned with a margin in improvisation. Within the practical and theoretic investigative approaches used in this work, we studied the classic writers Felini, Bergson, Castro, Masseti, Lecoq, Wuo, Larrosa and others, who developed a thematic about the clown in a historic and social context, promoting studies that lead to the comprehension of the clown etymology, as well as its origin, your transformations throughout time, and its relation with the experiences here mentioned. One significant matter is how the clown helped me understand how the frustration can happen in the learning process, how failure can be an experience of power that thrusts me, and how not being able to do a scene or theatrical exercise in any moment during graduation is a part of the learnig experience. Clown has been my way of unlearnig and learning in the word, because the clown helps us see from the other side, and in that way I can see how productive my mistake is, and how it builds my learning as an actress and a woman.
Palavras-chave: Teatro
Palhaço
Experiência
Formação
Theater
Clown
Experience
Learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ROCHA. Gisleide de Souza. Pequeno Detalhe, uma aprendiz de mundo: Experiências de uma palhaça em contextos diferenciados de atuação. 2018. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23865
Data de defesa: 10-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PequenoDetalheAprendiz.pdf6.67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.