Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23795
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Educação permanente dos núcleos de apoio à saúde da família na região do triângulo norte em minas gerais: Estudo de caso.
Alternate title (s): Permanent education of family health support nucleus in the region of triângulo norte in minas gerais: Case study.
Author: Leão, Gabriela
First Advisor: Piva, Angelo
First coorientator: Gontijo, Liliane
Second member of the Committee: Elias, Marisa
Summary: Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF possui seu trabalho norteado pelo apoio matricial, oferecendo suporte clínico-assistencial e técnico- pedagógico às equipes da Estratégia Saúde da Família (EqSF). No entanto, percebe-se que essa função ainda não se concretizou devido a formação e qualificação destes profissionais. A principal ferramenta para essa qualificação é a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEP). O presente estudo direciona-se para analisar as lacunas a serem preenchidas e aspectos favorecedores da Educação Permanente em Saúde (EPS) nos processos de trabalho do NASF, que possibilitem apoio institucional de excelência em 17 municípios da Região Ampliada do Triângulo Norte. É um estudo de caso de caráter qualitativo que utilizou os seguintes instrumentos, questionário sociodemográfico autoaplicável, a matriz SWOT, oficinas de trabalho e observação de campo participante. O eixo mais citado como nó crítico foi o de EPS e o mesmo foi subdividido em três subeixos para melhor compreensão. Em todos os subeixos, percebe-se a importância da EPS no contexto da Atenção Primária em Saúde para qualificar os profissionais e fortalecer o SUS. Além disso, evidencia-se a importância do apoio institucional para que essa política ocorra.
Keywords: Educação Permanente
Atenção Primária à Saúde
Saúde da Família
Equipe Multiprofissional
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: LEÃO, Gabriela Carvalho. Educação permanente dos núcleos de apoio à saúde da família na região do triângulo norte em minas gerais: Estudo de caso. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23795
Date of defense: 21-Feb-2018
Appears in Collections:TCC - Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducacaoPermanenteNucleos.pdf528.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.