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Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: MAAVA3D: modelo de affordance para educação mediada por realidade virtual
Título (s) alternativo (s): MAAVA3D: affordance model for education mediated by virtual reality
Autor: Proença, Adriana Porto
Primer orientador: Cardoso, Alexandre
Primer coorientador: Notargiacomo, Pollyana
Primer miembro de la banca: Ferreira, Hilcéa Santos
Segundo miembro de la banca: Zorzal, Ezequiel
Tercer miembro de la banca: Yamanaka, Keiji
Cuarto miembro de la banca: Araújo, André Luís de
Resumen: O conjunto de soluções tecnológicas inovadoras, juntamente com os avanços dos meios de comunicação e informação, levaram a estudos centrados no campo da computação gráfica e principalmente ao desenvolvimento de interfaces que permitem a interação direta do usuário de forma mais natural. Isso possibilitou o desenvolvimento e uso de sistemas de Realidade Virtual (RV), e sua utilização encontra-se em diversas áreas do conhecimento, principalmente nas áreas voltadas à educação e ao treinamento. Este estudo tem como objetivo implementar um Modelo de Affordances educacionais para Ambientes de Aprendizagem Tridimensionais. Neste contexto as Affordances podem ser entendidas como as possibilidades perceptíveis de ação no ambiente para o usuário. No contexto de ensino-aprendizagem, as concepções de Affordance educacional foram compreendidas como um conjunto de orientações dos elementos de interação presentes nos ambientes educacionais que possibilitam o melhor desenvolvimento de uma tarefa de aprendizagem. Para a estruturação do modelo foram seguidos os procedimentos metodológicos do Design Science Research, que busca o conhecimento por meio da construção de artefatos. Esta metodologia fundamentou a estruturação de um modelo que integra estudos a respeito de usabilidades específicas para ambientes com ênfase em educação e treinamento, teorias pedagógicas, perfis cognitivos dos usuários, bem como as teorias da carga cognitiva e as Affordances Educacionais relacionadas a ambientes suportados pela tecnologia de RV. A partir disso, foi criado um sistema que implementa o Modelo de Affordance para Ambientes de Aprendizagem Virtuais Tridimensionais (S_MAAVA3D) que possui um sistema de banco de dados que reflete as relações que o modelo propõe resultando em tarefas adequadas para tais ambientes. Além disso, o MAAVA3D obteve métricas que o corroboraram intermédio de uma prova de conceito, baseada em suas propostas para intervenções pedagógicas em ambientes virtuais tridimensionais baseados na tecnologia de RV.
Abstract: The set of innovative technological solutions, together with the advances in media and information, have led to studies focused on the field of computer graphics and mainly to the development of interfaces which allow direct user interaction in a more natural way. This made possible the development and use of Virtual Reality (VR) systems and their use can be found in several areas of knowledge, especially in education and training. This study aims to implement a Model of Educational Affordances for Three-Dimensional Learning Environments. In this context, Affordances can be understood as the perceptible possibilities of action in the environment for the user. In the pedagogical area, the concept of Educational Affordance is understood as a set of orientations of interactive elements present in the educational environments that allows the best development in a learning task. For the structuring of the model, we followed the methodological procedures of Design Science Research that seeks knowledge through the construction of artifacts. These were the basis for structuring a model that integrates studies about specific usability for environments with emphasis on education and training, pedagogical theories, users' cognitive profiles, as well as cognitive load theories and Educational Affordances related to environments supported by VR technology. Thereafter, has been created for implementing the Affordance Model for Three-Dimensional Virtual Learning Environments (S_MAAVA3D) having a database system that reflects the relationships that the model proposes, resulting in tasks suitable for such environments. In addition, MAAVA3D has been corroborated by its obtained metrics, through a proof of concept, based on its proposals for pedagogical interventions in three-dimensional virtual environments based on VR technology.
Palabras clave: Realidade Virtual
Heurística de Usabilidade
Affordance
Modelo
Educação
Treinamento
Engenharia elétrica
Realidade virtual na educação
Aprendizagem cognitiva
Heurística
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Cita: PROENÇA, Adriana Porto. MAAVA3D : modelo de affordance para educação mediada por realidade virtual. 2018 . 186 f. Tese ( Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia , Uberlândia ,2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.913
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.913
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23779
Fecha de defensa: 29-nov-2018
Aparece en las colecciones:TESE - Engenharia Elétrica

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