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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23777
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Formação de formadores de professores para e por um ensino de línguas: uma intervenção didático-formativa na educação superior em Moçambique |
Título (s) alternativo (s): | Trainining of teachers' trainners for and by developmental language teaching: a didactic-formative intervention in higher education in Mozambique |
Autor: | Marra, José Bartolomeu Jocene |
Primer orientador: | Longarezi, Andrea Maturano |
Primer miembro de la banca: | Libâneo, José Carlos |
Segundo miembro de la banca: | Arena, Dagoberto Buim |
Tercer miembro de la banca: | Nascimento, Ruben de Oliveira |
Cuarto miembro de la banca: | Resende, Valéria Aparecida Dias Lacerda de |
Resumen: | Nessa pesquisa procuramos compreender processos por meio dos quais se dá a formação dos formadores de professores na Universidade Pedagógica – Delegação da Beira, em Moçambique, através das práticas de ensino-aprendizagem de línguas. O objetivo geral é aprender as ações didáticas desencadeadoras da formação e do desenvolvimento de forma- dores de professores de línguas, considerando os modos pelos quais se constitui a didática para o desenvolvimento, tendo em vista a proposição de ações orientadoras da formação de professores nessa área. A pesquisa foi realizada com a co-participação dos professores formadores de línguas do Departamento de Ciências de Linguagem, Comunicação e Artes da supramencionada universidade durante dois semestres letivos (segundo período letivo de 2016 e de 2017), desde as atividades de levantamento das necessidades de formação e do estudo coletivo teórico-metodológico até as das práticas letivas. Guiamo-nos pelo método histórico-dialético, pela teoria histórico-cultural do ensino desenvolvimental e pela linguística de enunciação do Círculo de Bakhtin, tomando como estratégia metodológica da produção analítica dos dados a Intervenção Didático-Formativa. A organização analítica desses dados na pesquisa foi realizada sob forma de isolados e episódios. Em termos de resultados, a pesquisa produziu princípios didáticos desencadeadores da formação, nomea- damente o conhecimento da epistemologia do signo, a confrontação-coabitação do discursivo e do ideológico linguísticos na atividade comunicativa, a atividade como princípio gerador do motivo para a compreensão teórica do ensino-aprendizagem. E os resultados relativos às ações didáticas sistematizadas que promovem a formação e o desenvolvimento, a pesquisa produziu os seguintes: a problematização do significado da língua como ação constituidora do sentido, o diálogo como estrategia desencadeadora da formação e do desenvolvimento e a vivência da contradição como propulsora do confronto necessário ao desenvolvimento. A trajetória da reflexão e da discussão percorrida favoreceu a compreensão de que a formação didática do professor desencadeadora de um ensino-aprendizagem de línguas para o desenvolvimento deve se realizar por meio da atividade que desencadeia a consciência da finalidade das práticas de ensino-formação e do conhecimento da língua na sua relação com as práticas sociais vigentes reais. |
Abstract: | Dans cette recherche, nous essayons de comprendre les processus par lesquels les formateurs d’enseignants sont formés à l’Universidade Pedagógica - Delegação da Beira, au Mozambique, à travers les pratiques d’enseignement-apprentissage des langues. L’objectif général est d’apprendre les actions didactiques qui déclenchent la formation et le développement de formateurs d’enseignants de langues, en considérant les modalités de constitution de la didactique pour le développement, afin de proposer des actions visant à orienter la formation des enseignants dans ce domaine. La recherche a été réalisée avec la participation conjointe d’enseignants de langues du Département de Science de Langage, Communication et l’Art de l’université susmentionnée au cours de deux semestres universitaires (deuxième période universitaire de 2016 et 2017), dès les activités consistant aux besoins formatives en langue, à l’étude collective théorico-méthodologique jusqu‘à celles des pratiques en classe de langue. Nous sommes guidés par la méthode historico-dialectique, par la théorie historico-culturelle de l’enseignement du développement et par l’énonciation linguistique du cercle de Bakhtine, en prenant comme stratégie méthodologique de la production analytique de données l’Intervention Didactique-Formative. L’organisation analytique de ces données a été réalisée sous forme d’isolats et d’épisodes. En termes de résultats, la recherche a produit des principes didactiques déclenchant la formation, à savoir la connaissance de l’épistémologie du signe, la confrontation-cohabitation de la langue discursive et idéologique dans l’activité communicative, l’activité en tant que principe générateur de la compréhension théorique de l’enseignement-apprentissage. Et les résultats systématisés ayant trait aux actions didactiques favorisant la formation et le développement, la recherche a abouti aux éléments suivants: la problématisation de la signification linguistique en tant qu’action constitutive du sens, le dialogue en tant que stratégie de déclenchement de la formation et du développement et l’expérience de la contradiction en tant que propulseur de la confrontation nécessaire au développement. La trajectoire parcourue de réflexion et de discussion a favorisé la compréhension selon laquelle la formation didactique de l’enseignant déclenchant un enseignement-apprentissage des langues pour le développement doit s’effectuer à travers l’activité qui déclenche la prise de conscience du but des pratiques d’enseignement-formation et connaissance de la langue dans ses relations avec les pratiques sociales réelles et actuelles. |
Palabras clave: | Formação de formadores de professores Ensino de línguas Ensino superior Teoria histórico-cultural Ensino desenvolvimental Teoria de enunciação Educação Professores de línguas - Formação - Moçambique Enseignement supérieur T héorie de l’énonciation Formations des formateurs d’enseignant Enseignement des langues Théorie hittorico-culturcllc Enseignement pour le développement |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | MARRA, José Bartolomeu Jocene. Formação de formadores de professores para e por um ensino desenvolvimental de línguas: uma intervenção didático-formativa na educação superior em Moçambique. 2018. 293f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.305>. Acesso em: 08 jan. 2019 |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.305 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23777 |
Fecha de defensa: | 17-dic-2018 |
Aparece en las colecciones: | TESE - Educação |
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