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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Do discurso professado à concretude da escola: em que momento a avaliação externa se encontra com a vida?
Autor(es): Pelegrini, Mayara Duarte
Primeiro orientador: Ferreira, Maria Simone Ferraz
Primeiro membro da banca: Coimbra, Camila Lima
Segundo membro da banca: Gonçalves, Paulo Celso Costa
Resumo: O presente trabalho investiga as influências das avaliações externas na organização da dinâmica escolar, em uma instituição que apresenta um baixo desempenho no Sistema Mineiro de Avaliação na Produção da Qualidade da Escola Pública - SIMAVE. A pesquisa teve como problemática inicial compreender em que medida as avaliações externas, por meio do princípio da educação de qualidade, afetam a realidade escolar e a prática docente. Definimos como objetivo geral investigar as influências das avaliações externas na organização da dinâmica escolar em uma instituição que apresenta um baixo desempenho no Sistema Mineiro de Avaliação na Produção da Qualidade da Escola Pública - SIMAVE. A partir do geral traçamos os seguintes objetivo específicos: compreender as questões que perpassam a discussão sobre avaliação externa, especialmente o SIMAVE; identificar se as avaliações externas afetam a prática dos docentes a partir da demanda de qualidade na educação; compreender os desdobramentos que a busca por resultados nos exames de avaliação externa causa nos estudantes e na forma como a escola lida com eles. Para a realização do trabalho realizamos inicialmente uma pesquisa bibliográfica e observações em duas salas de aula, uma do 3º e outro do 5º ano do ensino fundamental, ambas na Escola Municipal Angicos. Constatamos que na escola investigada, além dos índices ruins, havia uma conformação do lugar ocupado pela escola no ranking em função da própria condição de vida dos estudantes, não acreditando na possibilidade de transformá-los ou que eles reflitam a aprendizagem dos estudantes. Esta aceitação do lugar ocupado pela escola na rede, em que não se visualiza uma possível melhoria e nem se via um sentido na realização dos exames, se materializava nas práticas escolares por meio da sonegação de conhecimento aos alunos, aulas vagas, conhecimentos reduzidos e artificiais; na realização de avaliações informais dos estudantes, que intensificavam os processo de exclusão; nas relações (não) estabelecidas com a comunidade e com os próprios alunos, que eram carregados de estereótipos e culpa pela má situação que a escola vivencia.
Abstract: This work investigates the influence of external evaluations on school dynamics in an institution that performs poorly in the Sistema Mineiro de Avaliação na Produção da Qualidade da Escola Pública - SIMAVE. The research had as an initial problem to understand how external evaluations, through the principle of quality education, affects the school reality and the teaching practice. We have as a general objective to investigate the influence of external evaluations on school dynamics in an institution that performs poorly in the Sistema Mineiro de Avaliação na Produção da Qualidade da Escola Pública - SIMAVE. From the general point of view, we draw the following specific objectives: to understand the questions that pervade the discussion about external evaluation, especially the SIMAVE; to identify whether external evaluations affect the practice of teachers based on the demand for quality in education; understand the ramifications that the search for results in the external assessment exams causes in the students and in the way the school deals with them. To execute the work, we did a bibliographical research and observations in two classrooms, one of the 3rd and another of the 5th year of elementary school, both in the Angicos Municipal School. We found that in the investigated school, besides the bad indexes, there was a conformation of the place occupied by the school in the ranking in function of the students' life condition, not believing in the possibility of transforming the results or that they reflect the students' learning. This acceptance of the place occupied by the school in the network, which does not visualize a possible improvement and did not see a sense in the accomplishment of the exams, materialized in the school practices by means of the avoidance of knowledge to the students, vague classes, reduced and artificial knowledge; in carrying out informal student evaluations, which intensified the exclusion process; in relationships (not) established with the community and with the student, who were loaded with stereotypes and guilty about the bad situation that the school experiences.
Palavras-chave: Avaliações externas
Qualidade
Exclusão
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PELEGRINI, Mayara Duarte. Do discurso professado à concretude da escola: em que momento a avaliação externa se encontra com a vida?. 2018. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23768
Data de defesa: 5-Dez-2018
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