Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23756
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-3548-5621 |
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Uma estratégia baseada na diegese para auxílio na definição da taxonomia de jogos |
Título(s) alternativo(s): | A diegesis based strategy to help the definition of games taxonomy |
Autor(es): | Domingues, Rodrigo de Godoy |
Primeiro orientador: | Cardoso, Alexandre |
Primeiro coorientador: | Venancio, Rafael Duarte Oliveira |
Primeiro membro da banca: | Battaiola, André Luiz |
Segundo membro da banca: | Bernardes Júnior, João Luiz |
Terceiro membro da banca: | Tonus, Mirna |
Quarto membro da banca: | Takahashi, Eduardo Koji |
Resumo: | Jogos, independente de sua forma, compartilham do cotidiano social. Eles conquistaram o mercado, atraíram a atenção da mídia em geral e também da Academia. Específicos aspectos técnicos e sociais de jogos têm alimentado diversas pesquisas em Psicologia, Filosofia, Comunicação, Engenharia e desenvolvimento de software e de hardware, bem como metodologias de produção nas diversas áreas das artes. Jogos participam da vida há tanto tempo, que as pesquisas formais sobre o conceito, por serem recentes, não conseguem determinar um conceito geral objetivo sobre o tema. Com o conceito de jogos mal compreendido, justifica-se buscar referências nos campos de comunicação e narrativa, cujas áreas testemunharam situação semelhante, para auxiliar a identificação adequada de correlações e correspondências entre conceitos e elementos diversos de artefatos ou práticas consideradas jogos. Tais correlações e correspondências guiaram o estudo para estruturar e comunicar um processo de raciocínio em relação à área de Game Studies. O processo de desenvolvimento da narrativa é um campo deveras documentado, que produziu resultados aplicáveis em áreas tais como entretenimento, instrução, design gráfico e educação, em conjunto com técnicas da psicologia para a manifestação de atratividade e manutenção de atenção. Nesse contexto, apesar do desenvolvimento de diversas teorias e ferramentas para o design ou produção de jogos, há um número reduzido de trabalhos que discutem a incursão do desenvolvimento da percepção da atratividade, como o Flow, em conjunto à utilização de metodologias que compreendam, em sua concepção, aspectos similares aos da evolução da área narrativa. De modo a atender essa demanda, esse trabalho desenvolveu um processo metodológico, compreendendo orientações para guiar, de modo orgânico, sua própria evolução, a ser aplicado em métodos de aprendizagem, pesquisa, design e produção à área de Game Studies, seguindo princípios da comunicação e do estruturalismo, mais especificamente a diegese, levando em consideração a atuação de diversas áreas do conhecimento. |
Abstract: | Games, disregarding its form, share the everyday life. They have conquered the market, attracted the attention of the general media and also of the Academia. Specific technical and social aspects of games have been providing for several researches in Psychology, Philosophy, Communications, Engineering and hardware and software development, as well as several production methods in the fields of Arts. Games are part of life for so long that formal researches about its concept or meaning, because are recent, still haven’t been able to provide a general concept about the field. With the concept of games misunderstood, seeking references in the fields of Communications and narrative is justifiable. Both fields experienced a similar situation and the practices they took can help to properly identify correlations and correspondences amongst several concepts and elements of artefacts or practices considered as games. Such correlations and correspondences oriented this study in concepts to structure and communicate a reasoning process related to the field of Game Studies. The narrative development process is a well documented field; it produced results that can be applied to fields such as entertainment, instruction, graphics design and education, along with several techniques from Psychology to manifest the attractiveness and promote the maintenance of attention. In this context, despite the proposal of several theories and tools for game design, there are few proposals that discuss the incursion of the development of the perception of attractiveness, like the Flow theory, allied to the use of methodologies that understand, in its conception, aspects of likeness to the evolution of the narrative field. To attend this demand, this work developed a methodological process, considering guidance’s to orient, in an organic form, its own evolution, to be applied in the education, research, design and production to the field of Game Studies, following principles of Communications and the structuralism fields, more specifically, the diegesis, considering that several fields of knowledge acts in this process. |
Palavras-chave: | Jogos Diegese Estratégia de Design Educação Design Thinking Estruturação Game Studies Games Diegesis Design Strategy Education Structure Engenharia Elétrica Desenho (Engenharia) |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
Referência: | DOMINGUES, Rodrigo de Godoy. Uma Estratégia Baseada na Diegese para Auxílio na Definição da Taxonomia de Jogos. 2018. 255 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.504 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23756 |
Data de defesa: | 4-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | TESE - Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EstrategiaBaseadaDiegese.pdf | Dissertação ou Tese | 22.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.