Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23741
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-1609-2662
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Transporte de material radioativo: estudo de caso em plano de transporte efetuado pelo hospital do câncer de Uberlândia
Autor(es): Assis, Cesar Augusto Silva Cardoso
Primeiro orientador: Gonçalves Junior, Antônio Ariza
Segundo membro da banca: Foschini, Maurício
Terceiro membro da banca: Cunha, Diego Merigue da
Resumo: O uso de material radioativo se tornou crescente hoje em dia, desde um exame de imagem, relativamente simples, até o tratamento de doenças, por exemplo, o câncer. Porém, o manuseio desse material exige cuidados e atenção a fim de prevenir danos aos seres humanos e ao meio ambiente. Todo esse processo para uso de material radioativo, incluindo fabricação, manuseio e transporte, que é o enfoque deste trabalho, é regimentado em normas regulamentadoras brasileiras que padronizam esse tipo de atividade. A etapa de transporte foi escolhida, pois é uma das que mais apresentam riscos e exposição às pessoas e meio ambiente, de forma que algum acidente possa ter consequências drásticas ou irreversíveis. Assim, este trabalho tem como objetivo pontuar todas as considerações necessárias para o desenvolvimento de um plano de transporte de material radioativo, avaliando um Plano de Transporte efetuado em 2014 no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, sinalizando algumas melhorias e avaliando as leis e normas dos órgãos responsáveis pela aprovação do plano e sua fiscalização. A metodologia empregada é descritiva, mais precisamente um estudo de caso, avaliando as normas e leis a serem utilizadas para a elaboração do plano de transporte, tendo as mesmas como embasamento teórico. Após um estudo detalhado do plano e uma revisão literária das leis e normas que o compõe, uma análise crítica e descritiva será apresentada pontuando os fatores que trazem benefícios ou malefícios para a execução do plano elaborado. As principais leis e normas utilizadas para fiscalização são a CNEN-NE 5.01 e Nota técnica CNEN-IBAMA 01/2013. As outras variam conforme a via de transporte, por exemplo, a RBAC nº 175 da ANAC para via aérea, Resolução nº 420 da ANTT para via terrestre e NORMAM-01/DPC, NORMAM-02/DPC, NORMAM-29/DPC e Resolução nº 1765 da ANTAq para via marítima. Sugerem-se melhorias quanto à fiscalização do transporte, e não, somente, para a aprovação do plano em si. É de extrema importância a fiscalização rígida da CNEN desde o preenchimento dos documentos pelo expedidor até a chegada do material em seu destino final tornando o transporte efetivo e seguro para todos os envolvidos.
Palavras-chave: Plano de transporte de material radioativo.
Cnen
Cnen-ne-5.01
Radioproteção
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ASSIS, Cesar Augusto Silva Cardoso. Transporte De Material Radioativo: Estudo De Caso Em Plano De Transporte Efetuado Pelo Hospital Do Câncer De Uberlândia. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Médica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23741
Data de defesa: 17-Jul-2018
Aparece nas coleções:TCC - Física Médica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TransporteMaterialRadioativo.pdfTCC1.24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.