Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23693
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlmeida, Graciliana Ribeiro de-
dc.date.accessioned2019-01-03T13:05:44Z-
dc.date.available2019-01-03T13:05:44Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.citationALMEIDA, Graciliana Ribeiro de. Consciência fonológica no processo de aquisição da leitura e da escrita. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.596pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23693-
dc.description.abstractThe present study has as object of study the phonological awareness and the difficulties inherent to the acquisition of reading and writing within the Literacy Cycle, period that includes part of the age group of childhood, on average children from 6 to 8 years of age. This cycle covers the 1st to 3rd year of elementary school. The study describes the investigation of the deviations found in the textual productions of students of the 2nd year of elementary school I, and the recurrent deviations in the writing of the texts taken for analysis in this research refer to the nonconventional segmentation, for which we apply a proposal of activities based on phonological awareness, aiming to soften the problems identified during the investigation. According to Costa (2012, p.16), "phonological awareness is in the context of linguistic consciousness and is the human capacity to reflect and manipulate phonological units (syllables, intra-syllabic units and phonemes)". Thus, the objectives of this study are: a) to identify the recurrent deviations in the students' textual productions; b) select the phonological-phonological processes that will be worked following the proposed activities; c) to elaborate and apply a sequence of activities built from the perspective of phonological awareness, seeking to treat the identified and selected deviations in the textual productions of the students of the 2nd year of Elementary School I; d) analyze the reading and writing practices of the students, after the implementation of the sequence of activities. In the analysis of textual productions, the cases of more recurrent deviations were related to nonconventional segmentation - hyposegmentation and hypersegmentation, these being the privileged processes in the didactic intervention proposal covered in this research. The results obtained in this study show that in the Literacy Cycle the student still does not recognize the graphic limits of words, thus tending to join or separate the word outside the orthographic conventions of Brazilian Portuguese.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectHipossegmentaçãopt_BR
dc.subjectHipersegmentaçãopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectPhonological awarenesspt_BR
dc.subjectHyposegmentationpt_BR
dc.subjectHypersegmentationpt_BR
dc.subjectLinguagem - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleConsciência fonológica no processo de aquisição da leitura e da escritapt_BR
dc.title.alternativePhonological awareness in the process of acquisition of reading and writingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Marlúcia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2147557798530287pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Eliana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4639293230175288pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, Camila Tavares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1972776363494170pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9688223721646684pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objeto de estudo a consciência fonológica e as dificuldades inerentes à aquisição da leitura e da escrita dentro do Ciclo de Alfabetização, período que compreende parte da faixa etária da infância, em média crianças de 6 a 8 anos de idade. Esse ciclo abrange do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. O estudo descreve a investigação dos desvios encontrados nas produções textuais de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, sendo que os desvios recorrentes na escrita dos textos tomados para análise nesta pesquisa são referentes à segmentação não-convencional, para o qual aplicamos uma proposta de atividades baseadas na consciência fonológica, visando amenizar os problemas identificados ao longo da investigação. Segundo Costa (2012, p. 16), “a consciência fonológica encontra-se no contexto da consciência linguística e configura-se como a capacidade que o ser humano possui de refletir e manipular as unidades fonológicas (sílabas, as unidades intrassilábicas e os fonemas)”. Assim, são objetivos deste estudo: a) identificar os desvios recorrentes nas produções textuais dos alunos; b) selecionar os processos fonético-fonológicos que serão trabalhados na sequência de atividades propostas; c) elaborar e aplicar uma sequência de atividades construídas na perspectiva da consciência fonológica, buscando tratar os desvios identificados e selecionados nas produções textuais dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I; d) analisar as práticas de leitura e escrita dos alunos, após a implementação da sequência de atividades. Na análise das produções textuais, os casos de desvios mais recorrentes foram relacionados à segmentação não-convencional – hipossegmentação e hipersegmentação, sendo estes os processos privilegiados na proposta de intervenção didática abarcada nesta pesquisa. Os resultados obtidos neste estudo evidenciam que no Ciclo de Alfabetização o aluno ainda não reconhece os limites gráficos das palavras, desse modo tende a juntar ou separar a palavra fora das convenções ortográficas do português brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration152pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.596pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConsciênciaFonológicaProcesso.pdfDissertação4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.