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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Saberes populares e o ensino de química: Uma proposta pedagógica sobre o queijo flamengo.
Autor: Martins, Eduarda Silva
Primer orientador: Pinheiro, Juliano Soares
Primer miembro de la banca: Teixeira Junior, José Gonçalves
Segundo miembro de la banca: Oliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de
Resumen: Este trabalho busca responder à questão: Como valorizar a cultura popular em torno da produção leiteira da região do distrito de Flor de Minas, trabalhando os saberes populares e a química dentro da escola? Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo em um assentamento localizado próximo a esse distrito. Para essa pesquisa, traçou-se como principais etapas: acompanhar, observar e registrar tudo que os produtores faziam com o leite, desde a ordenha manual até ao destino final que eles dariam ao mesmo. Isso foi necessário com base no objetivo de escolher um único derivado do leite para o desenvolvimento do material. Dessa forma, foi realizada a coleta de dados por meio de filmagens e fotos. Posteriormente, buscou-se informações sobre a temática do queijo flamengo para o trabalho com conteúdos da química, fazendo uma inter-relação dos mesmos com os saberes populares locais obtidos através da pesquisa de campo. Essa etapa teve como objetivo produzir um material didático a partir de uma narrativa, utilizando do discurso híbrido entre os saberes populares e os saberes científicos. A pesquisa na literatura se deu por uma busca de publicações em revistas, periódicos de eventos, apostilas, monografias e teses sobre química, saberes populares, queijo, etc. e, com base nela, apresentam-se alguns pareceres sobre a localidade na qual a pesquisa de campo foi realizada, e discorre-se também sobre os saberes populares e como utilizá-los no ensino de química. Dessa forma, o material didático foi construído em forma de apostila, utilizando de textos e imagens, contemplando vários conteúdos da química, como: pH; solubilidade; método de separação de misturas (filtração); dentre outros. Sendo assim, essa pesquisa reforça a importância de se trabalhar os saberes populares no ensino de Química, e mais que isso, ressalta métodos de como fazer isso. Portanto, essa perspectiva de ensino pretende resgatar a cultura popular de uma região e trazê-la para dentro da escola, fazendo com que os alunos se sintam como integrantes da comunidade escolar e não apenas ouvintes e receptores de conteúdo.
Abstract: This work aims to answer the question: How to value popular culture around dairy Milk production in a town called Flor de Minas, working with popular knowledge and chemistry within thes chool? For this, a Field survey was carried out in a agrarian settlement located near this district. For this research, the main steps traced was: to follow, observe and record everything tha tthe producers did with milk, from manual milking to the final destination that they would give to it. This was necessary based on the objective of choosing a single Milk derivative for thedevelopment of the material. In this way, the data collection was done through filming and photos. Subsequently, information was sought on the theme of the Flamengo cheese for the work with the contents of the chemistry, making the relationship of this with the local popular knowledge obtained through the Field research. This stage aimed to produce a didactic material characterized by a narrative, using the hybrid discourse between popular knowledge and scientific knowledge. The literature research was based on a search of publications in magazines, event periodicals, handbooks, monographs and theses about Science/Chemistry teaching, and based on it some opinions on the locality in which the fiel dresearch was carried out, and al soon popular knowledge and how to use them in teaching chemistry. In this way, the didactic material was constructed in a prime format, using texts and images, contemplating some contents of the chemistry, such as: pH; solubility; methods of separation of mixtures (filtration); among others. Thus, this research reinforces the importance of working the popular knowledge in the teaching of Chemistry, and more than that, it emphasizes methods of how to do this. Therefore, this teaching strand is a way to rescue the popular culture of a region and bring it into the school, making the students feel like members of the school community and not Just listeners and receivers of content.
Palabras clave: Ensino De Química
Chemistry Teaching
Queijo
Cheese
Saberes Populares
Popular Knowledge
Escola Do Campo
Peasant School
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MARTINS, Eduarda Silva. Saberes Populares e o Ensino de Química: Uma proposta pedagógica sobre o queijo flamengo. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23663
Fecha de defensa: 14-dic-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

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