Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23661
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Efeito do tempo de tratamento e frequência de administração do estradiol previamente à progesterona sobre a expressão endometrial de uterocalina em éguas acíclicas.
Autor(es): Vaz, Isabela de Sousa
Primeiro orientador: Beletti, Marcelo Emílio
Primeiro coorientador: Silva, Elisa Sant'ana Monteiro da
Resumo: O tratamento hormonal com a aplicação de benzoato de estradiol (BE) por cinco dias consecutivos possui correlação positiva com a expressão endometrial de uterocalina em éguas receptoras acíclicas. O objetivo desse estudo foi avaliar se um protocolo que simule o estro longo, mas com menor número de aplicações de BE, também aumenta a expressão endometrial de uterocalina. Para tal, 15 éguas mestiças foram divididas em três grupos: estro longo 5 aplicações (EL5), com cinco aplicações de BE por cinco dias consecutivos; estro longo 2 aplicações (EL2), com duas aplicações de BE com intervalo de três dias entre elas; e estro curto (EC) com dose única de 2,5mg de BE. Os dois primeiros grupos receberam 8mg de BE no total e ficaram expostos ao BE durante 7 dias, e todos os grupos receberam uma dose de Progesterona de Longa Ação (P4LA) ao final do protocolo. Durante o experimento foram realizados exames ultrassonográficos diariamente para avaliar edema uterino e foram coletadas biópsias uterinas quatro dias após a administração de P4LA para avaliar a expressão endometrial de uterocalina. Foi demonstrado que os graus de edema uterino não apresentaram variação entre os grupos e que a expressão de uterocalina foi significativamente maior nos grupos de estro longo. Concluiu-se que o grupo EL2 apresentou maiores vantagens, uma vez que também aumentou a expressão de uterocalina e é um protocolo mais prático e aplicável a campo.
Palavras-chave: Estrógeno
Tratamento Hormonal
Estrogen
Hormonal Treatment
Éguas Acíclicas
Uterocalina
Non-Cyclic Mares
Uterocalin
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA::REPRODUCAO ANIMAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: VAZ, Isabela de Sousa. Efeito do tempo de tratamento e frequência de administração do estradiol previamente à progesterona sobre a expressão endometrial de uterocalina em éguas acíclicas. 2018. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23661
Data de defesa: 20-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfeitoTempoTratamento.pdf379.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.