Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23660
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarbosa Júnior, Jorge Vicente-
dc.date.accessioned2019-01-02T13:32:40Z-
dc.date.available2019-01-02T13:32:40Z-
dc.date.issued2018-12-13-
dc.identifier.citationBARBOSA JÚNIOR, Jorge Vicente. Videoângulos. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23660-
dc.description.abstractThe present study is based on a project, created by the author, that seeks to reconcile the production of videos with the study of a curricular component, mainly its daily use, of the Mathematics discipline of the sixth year of elementary school, namely: the angles. To this end, the project had the participation of twenty-five students studying at a school in the city of Uberlândia / MG, in June 2018. We will initially see a brief context about how the presence of technology, the videos, provoked changes in the way information was transmitted, in the education and dreams of Brazilian youth; and how the angles remain being widely used. We used references to be theoretical bases for the project “Videoangles” and then we will describe the proposal of the project and we will report the days in which the “Videoangles” was developed in the school, with the students. Finally, all the videos that were produced in the project will be analyzed together with a questionnaire answered by the participating students. With all this, we will conclude that the participation of the students in the project was splendid, as well as that the “Videoangles” fulfilled all the goals that were put to it, for example, to provide opportunities to develop students’ “critical look” for the presence of Mathematics in their daily lives.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectÂngulospt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAnglespt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectMiddle schoolpt_BR
dc.titleVideoângulospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marco, Fabiana Fiorezi de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783pt_BR
dc.contributor.referee1Bronzi, Marcus Augusto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5533638002071025pt_BR
dc.contributor.referee2Motta Junior, Walter dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0942874751442245pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1001914756414324pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo é baseado em um projeto, criado pelo autor, que busca conciliar a produção de vídeos por alunos do sexto ano do Ensino Fundamental com o estudo de um componente curricular, principalmente sua utilização cotidiana, da disciplina de Matemática: os ângulos. Para tal, o projeto contou com a participação de vinte e cinco alunos que estudam em uma escola da cidade de Uberlândia/MG, no mês de junho de 2018. Foi realizada uma breve revisão teórica sobre a tecnologia, em especial, os vídeos, e as mudanças provocadas na forma de se transmitir informações, na educação e nos sonhos dos jovens brasileiros e como os ângulos podem ser utilizados. Utilizou-se referenciais para serem bases teóricas para o projeto “Videoângulos” e, descreveu-se a proposta do projeto e os dias em que o “Videoângulos” foi desenvolvido na escola junto aos alunos. Os vídeos produzidos pelos alunos no projeto são analisados juntamente a um questionário respondido pelos participantes. Pelas análises realizadas, foi possível concluir que a participação dos alunos no projeto foi de acordo com o esperado e o projeto “Videoângulos” cumpriu os objetivos previstos, por exemplo, proporcionar oportunidades para desenvolver o “olhar crítico” dos alunos para a presença da Matemática no cotidiano deles.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration42pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Videoângulos.pdf1.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.