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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Reflexões sobre a química orgânica no curso de licenciatura em química: O enade em foco.
Título(s) alternativo(s): Reflections on an organic chemistry in the chemistry course: Enade in focus.
Autor(es): Freitas, Ricardo Martins Ferreira Silva
Primeiro orientador: Teixeira Júnior, José Gonçalves
Primeiro membro da banca: Pinheiro, Juliano Soares
Segundo membro da banca: Panatieri, Rodrigo Barroso
Resumo: O presente trabalho foi uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo identificar o motivo de os licenciandos em Química Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal apresentarem dificuldades nas disciplinas de Química Orgânica, tendo como foco o ENADE 2017. Para isso foram feitas entrevistas com dois grupos de espondentes, um grupo composto por sete dos então licenciandos do curso que realizaram o ENADE 2017 e outro grupo composto por seis pessoas que na época da entrevista estavam matriculados do curso e já tinham cursado as disciplinas de Química Orgânica do currículo da licenciatura, além de ter sido feita uma comparação entre impressões dos alunos sobre as questões do ENADE e os conteúdos existentes na grade curricular do curso. A partir da estratégia adotada foi possível observar quais são as tais dificuldades dos graduandos em Química, até onde a formação inicial destes como futuros professores contribuiu para diminuir tais dificuldades, como os entrevistados imaginam que poderia melhorar na estrutura do curso para diminuir estas dificuldades, se houve outras experiências por eles vividas fora as disciplinas do currículo que contribuíram para essa possível diminuição de dificuldades e, por fim, o quanto a cobrança do ENADE em relação à Química Orgânica realmente condiz com as necessidades dos licenciandos.
Abstract: The present paper was a qualitative research whose objective was to identify the reason why the chemistry graduates of the Federal University of Uberlândia, campus Pontal present difficulties in the disciplines of Organic Chemistry, having as main focus the ENADE 2017. For this, interviews were made with two groups of respondents, one group composed of seven who at that time were licentiate students of the course who did the ENADE 2017 and another group composed of six persons who at the time of the interview were registered in the course and had already studied the disciplines of Organic Chemistry of the curriculum of the degree, In addition to a comparison between the students' impressions on the ENADE questions and the contents existing in the course curriculum. Based on the adopted strategy, it was possible to observe the difficulties faced by undergraduates in organic education, to which extent their initial formation as future teachers contributed to reduce such difficulties, how the interviewees imagine that they could improve the structure of the course to reduce these difficulties, if there were other experiences they experienced outside the course curriculum that contributed to this possible decrease in difficulties and, finally, how much the charge of ENADE in relation to Organic Chemistry really matches the needs of the licentiate students.
Palavras-chave: Formação Inicial Docente
Initial Teacher Training
Química Orgânica
Organic Chemistry
ENADE
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FREITAS, Ricardo Martins Ferreira Silva. Reflexões sobre a Química Orgânica no curso de Licenciatura em Química: O ENADE em foco. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23652
Data de defesa: 13-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

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