Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23522
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBagnall, Maria Tereza Silva-
dc.date.accessioned2018-12-21T11:08:24Z-
dc.date.available2018-12-21T11:08:24Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.citationBAGNALL, Maria Tereza Silva. Casos de Ensino: uma análise bibliométrica das publicações do ENANPAD de 2013 a 2017. 2018. 34 f. Trabalho Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23522-
dc.description.abstractThe purpose of this study was to analyze the Teaching Cases published in the EnANPAD congress, identifying whether there was a significant increase in the use of such an approach in the areas of Accounting and Administration and analyzing the evolution as to the production of these cases. For that, the descriptive research was used, with quantitative approach, with the data collection procedure being a bibliometric research. The sample was composed by 103 articles published in EnANPAD during the period from 2013 to 2017, classified as Teaching Cases. It has been verified that over the years the number of publications on the subject of Teaching Cases has increased. Also analyzed were the characteristics of the total of 221 authors of the articles, the majority being of the feminine gender (55.2%) besides the analysis of which authors have more than one publication about the subject in the studied period. The topics studied were analyzed in the articles, some of them, such as Marketing (16.1%) and Entrepreneurship (13.8%), were more recurrent than the others, as well as the presence of subjects in the area of Accounting (20.4%). A set of characteristics in the study methodology used by the authors of the articles that can be applied to General Teaching Cases were perceived which are: the qualitative research approach, the empirical study, the use of primary and secondary data together, the collection of data through documents and interviews, with a descriptive nature, longitudinal coverage, using non-probabilistic samples and absence of future studies and study limitations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCasos de Ensino no Brasilpt_BR
dc.subjectEstudo Bibliométricopt_BR
dc.subjectEnANPADpt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.titleCasos de ensino: uma análise bibliométrica das publicações do ENANPAD de 2013 a 2017pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Iglesias, Thayla Machado Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4483794Z7pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8708633E0pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetivou analisar os Casos de Ensino publicados no congresso EnANPAD, identificando se houve um aumento relevante no uso de tal abordagem nas Áreas de Contabilidade e Administração e analisando a evolução da produção destes casos. Para isso, utilizou-se a pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, sendo o procedimento de coleta de dados uma pesquisa bibliométrica. A amostra foi composta por 103 artigos publicados no EnANPAD durante o período de 2013 a 2017, classificados como Casos de Ensino. Verificou-se que com o passar dos anos a quantidade de publicações sobre a temática Casos de Ensino aumentou. Também foram analisadas as características do total de 221 autores dos artigos, sendo estes a maioria do gênero feminino (55,2%) além da análise de quais autores possuem mais de uma publicação acerca do tema no período estudado. Analisou-se as temáticas estudadas nos artigos, sendo que algumas, como Marketing (16,1%) e Empreendedorismo (13,8%), se mostraram mais recorrentes que as demais, além da presença de temas da área da Contabilidade (20,4%). Percebeu-se um conjunto de características na metodologia de estudo utilizada pelos autores dos artigos que podem ser aplicadas para Casos de Ensino em geral, que são: a abordagem de pesquisa qualitativa, o estudo empírico, o uso de dados primários e secundários em conjunto, a coleta de dados por meio de documentos e entrevistas, com uma natureza descritiva, abrangência longitudinal, utilizando-se de amostras não-probabilísticas e ausência de estudos futuros e de limitações de estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CasosEnsinoAnalise.pdfCasosEnsinoAnálise919.37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.