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dc.creatorCosta Júnior, Fernando Lúcio da-
dc.date.accessioned2018-12-20T20:41:53Z-
dc.date.available2018-12-20T20:41:53Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.citationCOSTA JÚNIOR, Fernando Lúcio. Análise Computacional de Emissão de Poluentes em Motores de Combustão Interna usando Diferentes Misturas entre Etanol e Gasolina. 2018. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23501-
dc.description.abstractThe battle against atmospheric pollution is gaining strength nowadays. There is a concern about using natural resources wisely, thus, mitigating environment and human health impacts, plays an important role in creating sustainable conditions for future generations. Based on this idea, this paper has the objective to study a computer simulated engine in order to evaluate its performance, characteristics results and responses to pollutant emissions using different types of fuel: regular gasoline, ethanol, and a mixture of 50% regular gasoline and 50% ethanol. The engine used as inspiration for the model construction was the Fire 1.0, manufactured by Fiat, which is a Flex engine used in some popular car models such as Uno and Palio. This engine is located at the Federal University of Uberlândia, arranged in an experimental bench for conducting tests and studies. Using the AVL BOOST software, the virtual model was designed based on known parameters from the experimental bench and also with data recommended by the users guide offered by the tool. After the model’s creation, a series of simulations and adaptations were carried out so that the response could reach the expected results and then validated for the purpose of the work. Once the results were considered satisfactory, the pollutant emission simulation was performed and its results were analyzed according to published works and concepts obtained in the literature. During the work, it was noticed the great challenge was to reliably represent the physical engine in a virtual model, as well as the power that this tool has in order to aid tests and new technologies development within the automobile industry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmissão de poluentespt_BR
dc.subjectCombustíveispt_BR
dc.subjectSimulação computacionalpt_BR
dc.subjectAVL BOOSTpt_BR
dc.subjectFiat Fire 1.0pt_BR
dc.subjectPollutant emissionspt_BR
dc.subjectFuelspt_BR
dc.subjectComputational simulationpt_BR
dc.titleAnálise computacional de emissão de poluentes em motores de combustão interna usando diferentes misturas entre etanol e gasolinapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Ana Marta de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3522162933152053pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, José Antônio Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0293795056444646pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Francisco José de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1257320066520278pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9561595995903423pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO combate à poluição atmosférica vem ganhando força nos dias atuais. Existe uma preocupação em se usar os recursos naturais de maneira sábia, e mitigar os impactos ao meio ambiente e à saúde humana desempenha uma importante função para criar condições sustentáveis para futuras gerações. Assim, esse trabalho teve como objetivo o estudo de uma simulação computacional de um motor a fim de avaliar sua performance, resultados característicos e respostas às emissões de poluentes, utilizando diferentes tipos de combustíveis: gasolina comum, etanol, e uma mistura de 50% gasolina comum e 50% etanol. O motor utilizado como inspiração para a construção do modelo foi o Fire 1.0, fabricado pela Fiat, que se trata de um motor Flex utilizado em alguns modelos de carros populares como o Uno e o Palio. Este motor se encontra na Universidade Federal de Uberlândia, disposto em uma bancada experimental para a realização de testes e estudos. Utilizando o software AVL BOOST, o modelo virtual foi concebido com base nos parâmetros conhecidos da bancada experimental e também com dados recomendados pelo guia do usuário oferecido pela ferramenta. Após a criação do modelo, foi realizada uma série de simulações e adaptações de modo que a resposta atingisse os resultados esperados e fosse devidamente validada para o objetivo do trabalho. Uma vez que os resultados obtidos foram considerados satisfatórios, a simulação das emissões de poluentes foi realizada e seus resultados foram analisados de acordo com trabalhos já publicados e conceitos obtidos na literatura. Durante o trabalho nota-se o grande desafio de representar fielmente um motor físico em um modelo virtual, assim como o poder que a ferramenta possui no auxílio para testes e desenvolvimento de novas tecnologias dentro da indústria automobilística.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration81pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecânica

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