Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23495
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Crescimento de cafeeiros cultivados com mulching em condições de sequeiro na fase de formação da lavoura
Autor(es): Pires, Patrícia dos Santos
Primeiro orientador: Assis, Gleice Aparecida de
Resumo: O mulching de polietileno é uma tecnologia bastante utilizada na horticultura e devido aos grandes benefícios vem ganhando espaço em cultivos perenes. Esse filme plástico cobre o solo ao redor das plantas, proporcionando vantagens como controle de plantas daninhas e diminuição da evaporação da água, mantendo o solo úmido por mais tempo. Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar o comportamento vegetativo de cafeeiros cultivados com mulching de polietileno com diferentes cores e larguras no período de setembro de 2017 a julho de 2018. O experimento foi instalado na Universidade Federal de Uberlândia, Campus Monte Carmelo. O plantio da lavoura, cultivar Topázio MG-1190, foi realizado em dezembro de 2016, utilizando-se espaçamento de 3,5 m entre linhas e 0,6 m entre plantas. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com cinco blocos e cinco tratamentos: (1) mulching branco/preto com largura de 1,20 m; (2) mulching branco/preto com largura de 1,40 m; (3) mulching prata/preto com largura de 1,20 m; (4) mulching prata/preto com largura de 1,40 m e (5) ausência de mulching dispostos no esquema de parcelas subdivididas no tempo, considerando as épocas de avaliação como subparcelas. Cada parcela foi constituída por 10 plantas, consideradas úteis as oito centrais. A área experimental apresentou 250 plantas. No período de setembro de 2017 a julho de 2018 foram avaliadas bimestralmente características de altura da planta, diâmetro de caule, diâmetro de copa, comprimento de ramo plagiotrópico e número de nós por ramo plagiotrópico primário. Verificou-se que a utilização do mulching, exceto o de coloração prata com largura de 1,20 m, proporcionou acréscimo de 8,7% (5,2 cm) na altura e 9,7% (5,5 mm) no diâmetro de caule das plantas em relação ao tratamento sem uso de cobertura de polietileno. Para diâmetro de copa, os melhores tratamentos foram a utilização do mulching branco e prata com largura de 1,40 m, apresentando incremento de 15,6% (o equivalente a 10 cm) em relação ao mulching com largura de 1,20 m e o tratamento sem mulching. Não foram detectadas diferenças significativas entre os tratamentos testados para número de nós e comprimento de ramos de cafeeiros. A maior taxa de crescimento da cultura foi obtida no período de setembro de 2017 a janeiro de 2018. O mulching destaca-se como uma técnica promissora no desenvolvimento de lavouras cafeeiras em fase de formação.
Palavras-chave: Coffea arabica L.
Cobertura plástica
Taxa de crescimento
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA::MANEJO E TRATOS CULTURAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PIRES, Patrícia dos Santos. Crescimento de cafeeiros cultivados com mulching em condições de sequeiro na fase de formação da lavoura. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23495
Data de defesa: 23-Nov-2018
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CrescimentoCafeeirosMulching.pdfTCC734.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.