Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23460
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Avaliação de biocarvões como potencializadores da solubilização de fosfatos por Aspergillus niger
Autor: Rossati, Kamila Fernanda
Primer orientador: Mendes, Gilberto de Oliveira
Primer miembro de la banca: Vieira, Bruno Sérgio
Segundo miembro de la banca: Costa, Enio Tarso de Souza
Resumen: Micro-organismos solubilizadores de fosfato (P) apresentam grande potencial de aplicação na agricultura como alternativa para disponibilizar P do solo para as plantas e melhorar o desempenho de fertilizantes fosfatados. A atividade desses micro-organismos é potencializada na presença de biocarvão, que demonstra capacidade de sorção de compostos inibitórios e estímulo à produção de ácidos orgânicos. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar biocarvões de diferentes materiais orgânicos como potencializadores do processo de solubilização de diferentes fontes de P. O primeiro experimento visa avaliar o efeito de diferentes biocarvões na solubilização de fontes de P. Esse experimento foi realizado em erlenmeyers de 250 mL contendo 100 mL de meio NBRIP, onde a fonte de P do meio original foi substituída por AlPO4, Ca3(PO4)2, FePO4.2H2O, Fosfato Natural de Araxá ou Fosfato Natural Bayóvar, na concentração de 3 g L-1. Os biocarvões foram aplicados na dose de 3 g L-1, sendo produzidos a partir de lodo de esgoto pirolisado a 300 °C, lodo de esgoto pirolisado a 500 °C, palha de café e serragem. Os meios de cultura foram esterilizados em autoclave e, em seguida, inoculados com 1 mL de suspensão de conídios de Aspergillus niger. Após a inoculação, os erlenmeyers foram incubados durante 7 dias em shaker a 30 °C sob agitação de 165 rpm. O segundo experimento visa determinar o potencial de liberação de P de biocarvão de lodo de esgoto na presença de solo. O teste foi realizado em erlenmeyer de 250 mL contendo 100 mL de meio NBRIP suplementado com solo. Os tratamentos consistiram em: fungo + biocarvão + ST, fungo + biocarvão, fungo + ST, fungo, biocarvão + ST, biocarvão, ST e controle negativo. O ST foi adicionado à dose de 25 mg P L-1. O biocarvão utilizado foi o biocarvão de lodo de esgoto pirolisado a 500 °C, sendo adicionado à dose de 3 g L-1. Os meios de cultura foram esterilizados em autoclave, e em seguida, inoculados com 1 mL de suspensão de conídios. Em seguida, os erlenmeyers foram incubados em shaker a 30 °C sob agitação de 165 rpm por 7 dias. Ao final do período de incubação, as amostras foram filtradas em papel filtro quantitativo e analisadas quanto a concentração de P solúvel e pH. O biocarvão de lodo de esgoto aumenta a quantidade de P solubilizado das fontes AlPO4 e FN Araxá por A. niger. Além disso, o fungo é capaz de solubilizar P do próprio biocarvão de lodo de esgoto. A adição de biocarvão de lodo de esgoto associada à inoculação com A. niger propicia liberação de P do biocarvão para solução contendo solo com alta capacidade de retenção de P.
Palabras clave: Solubilização
Fungo
Biocarvão
Fósforo
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::CIENCIA DO SOLO
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::CIENCIA DO SOLO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ROSSATI, Kamila Fernanda. Avaliação de biocarvões como potencializadores da solubilização de fosfatos por Aspergillus niger. 2018. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2018
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23460
Fecha de defensa: 6-dic-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AvaliacaoBiocarvoesPotencializadores.pdf400.13 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.