Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23458
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Citotoxicidade de nanopartículas de óxido de zinco dopadas com prata em formas promastigota de Leishmania
Autor(es): Corumbá, Lucas Oliveira
Primeiro orientador: Tudini, Kelly Aparecida Geraldo Yoneyama
Primeiro membro da banca: Costa, Mônica Soares
Segundo membro da banca: Nunes, Débora Cristina de Oliveira
Resumo: A Leishmaniose é uma doença tropical causada por um parasito intracelular do gênero Leishmania. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), está entre as doenças tropicais mais impactantes para a sociedade. No mundo, cerca de 15 milhões de pessoas estão infectadas. Se não tratada, a enfermidade tem grande potencial de fatalidade, sendo estimado por ano, cerca de 70.000 mortes. Atualmente, o único tratamento com resultados satisfatórios é a administração de antimoniais pentavalentes, pentamidina, anfotericina B e paramomicina. Porém, tais drogas apresentam muitos efeitos colaterais, levando frequentemente à interrupção da terapia. Nos dias atuais já é comprovada a efetividade de tratamento de doenças com base em nanotecnologia. O presente trabalho verificou a efetividade de nanopartículas de óxido de zinco (ZnO) dopadas com prata em diferentes concentrações (durante sua síntese). O efeito citotóxico das nanopartículas para formas promastigota de Leishmania infantum e Leishmania braziliensis foi analisado por MTT. Os resultados mostram que as nanopartículas apresentam significativa citotoxicidade, sendo que as mais promissoras são ZnO:7Ag e ZnO:9Ag. Ainda, a espécie L. infantum mostrou-se mais sensível ao tratamento com as nanopartículas.
Palavras-chave: Citotoxicidade
Leishmania
Nanopartículas
Cytotoxicity
Nanoparticles
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CORUMBÁ, Lucas Oliveira. Citotoxicidade de nanopartículas de óxido de zinco dopadas com prata em formas promastigota de leishmania. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Uiversidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23458
Data de defesa: 11-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Biotecnologia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CitotoxicidadeNanopartículasÓxido.pdfTCC855.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.