Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23418
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Melo, Natália Félix de | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-18T22:50:24Z | - |
dc.date.available | 2018-12-18T22:50:24Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-13 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Natália Félix. Projeto Pátria Amada Esquartejada: relações entre história, memória e educação. 2018. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23418 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pátria Amada Esquartejada | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.title | Projeto Pátria Amada Esquartejada: relações entre história, memória e educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5772606285115412 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Marta Emisia Jacinto | - |
dc.contributor.referee2 | Leão, Diego Marcos Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8837223992642139 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata de uma análise das relações entre história, memória e educação a partir do projeto Pátria Amada Esquartejada, idealizado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e pela Secretária de Cultura do Município de São Paulo no ano de 1992. A fonte de pesquisa utilizada foi o livro resultante do projeto, que teve como eixo central o tema nação, seus significados sociais e políticos, debatendo o sentido de ser brasileiro a partir dos símbolos nacionais, questionando a unidade imposta pelos símbolos, em contrapartida à diversidade e às desigualdades que constituem a nação brasileira. Constitui-se como um trabalho analítico, apresentando e afirmando o projeto Pátria Amada Esquartejada como um instrumento de inspiração para a reflexão em torno da desconstrução tradicional da forma de compreender os símbolos nacionais e suas representações bem como a construção da memória. Para esta monografia o projeto em questão é considerado uma ferramenta para o fomento de debates e planejamento de atividades transformadoras no âmbito do ensino de História. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 81 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ProjetoPatriaAmada.pdf | TCC | 9.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.