Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23363
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Educação e mercado de trabalho feminino no seculo xix: Um estudo das reivindicações femininas a partir dos periódicos echo das damas e a mãi de familia.
Autor(es): Cunha, Alexandre Faria da
Primeiro orientador: Silveira, Daniela Magalhães da
Primeiro membro da banca: Silva, Arielle Farnezi
Segundo membro da banca: Brito, Maria Luzia Alves
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo observar como a literatura de dois jornais que circularam no Brasil na segunda metade do século XIX, eram fortes influenciadores na vida das mulheres brasileiras, esclarecendo que o ‘Echo das Damas’ apresenta-se de fundação e artigos escritos exclusivamente femininos, e ‘A Mãi de Família’, exclusivamente masculino, por isso, contendo ideias, opiniões e argumentações contrárias movimentando a época citada. Deverão ser identificadas as diferentes posturas e literaturas sobre os temas tratados, envolvendo as reinvindicações femininas acerca do trabalho, educação, emancipação, liberdade, direitos, religião, tarefas das mulheres, e de outro lado, prescrições ou normas escritas e dirigidas por profissionais masculinos (médicos, farmacêuticos) diretamente às mulheres, determinando/especificando claramente o papel, as funções das mulheres no Brasil, reafirmando seu lugar na família, no lar, enquanto mãe, esposa e apoiadora, conselheira e cuidadora da casa, marido e filhos, enumerando seus deveres domésticos e criticando os direitos pretendidos ou reivindicados por elas, aprofundando a classificação de gêneros. Assim, além de fazer uma comparação entre os dois jornais mencionados, o estudo também faz uma análise mais apurada do panorama acerca da educação e o trabalho da mulher no século XIX.
Palavras-chave: Literatura
Educação Feminina
Deveres Domésticos
Século XIX
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CUNHA, Alexandre Faria da. Educação e mercado de trabalho feminino no século xix: Um estudo das reinvindicações femininas a partir dos periódicos echo das damas e a mãi de família. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23363
Data de defesa: 12-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducacaoMercadoTrabalho.pdf560.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.