Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23353
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLana, Giovana Netto-
dc.date.accessioned2018-12-17T17:26:44Z-
dc.date.available2018-12-17T17:26:44Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.identifier.citationLANA, Giovana Netto. Ensinar e aprender: a importância da afetividade na relação professor-aluno. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23353-
dc.description.abstractTaking in account the many ways of teaching and different pedagogical practices present in the school environment, it's very important to research about the affection that exists in a classroom between a teacher who teaches, a student who learns, and the mediation developed in the learning processes. Therefore, this work aimed to investigate the importance and influence of affection in the relationship between teacher-student in the educational context. Along this research, was carried out a literature review about articles and book chapters that had as focus, the affection present in this relationship, just as its consequences, variables and assumptions. Ten articles with the main subject of affection, learning and teacher-student relationship published between 2009 and 2018 were selected and explored in four distinct categories. Besides that, four movies with the main subject as fundamental to its plot were analyzed, in the pursue to exemplify the theoretical elements while approaching art with theory. Considering the teaching conditions and the many school contexts, it's possible to conclude that affection is a big contribution element in the teacher-student relationship during the process of transmission and acquisition of knowledge, adding on that the classroom environment can involve anxiety, anger, fear, tranquility, joy and pride, and all of that can affect the many processes contained in learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProfessor-alunopt_BR
dc.subjectAffectionpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTeacher-studentpt_BR
dc.titleEnsinar e aprender: a importância da afetividade da relação professor-alunopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Buiatti, Viviane Prado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434975072387499pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Ruben de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4176713449466305pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Danúbia Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5399786394050109pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0848179225740625pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoLevando em conta as diversas maneiras de ensino e as diferentes práticas pedagógicas presentes no ambiente da escola, a afetividade exerce papel essencial na sala de aula entre o professor, o aluno e o objeto do conhecimento. Esta relação é permeada pela mediação deste profissional, na qual viabiliza o interesse pela construção do aprender. Diante disso, este trabalho teve como objetivo investigar a importância e a influência da afetividade na relação entre professor-aluno dentro do contexto escolar. Foi realizada nesta pesquisa, uma revisão bibliográfica de artigos e capítulos de livros que tiveram como foco a questão da afetividade que existe nesta relação, assim como suas consequências e pressupostos. Foram selecionados dez artigos publicados no período entre 2009 a 2018 que envolveram afetividade, aprendizagem e relação professor-aluno como tema principal, e posteriormente, foram classificados e explorados em quatro categorias distintas. Além disso, analisaram-se quatro filmes que apresentam o tema tratado, buscando exemplificar grande parte dos fundamentos teóricos abordados ao aproximar a arte com a teoria. Diante disso, levando em consideração as condições de ensino e os diferentes contextos escolares, pode-se concluir que a afetividade é elemento de grande contribuição na relação professor-aluno e no processo de construção de conhecimento, tendo em vista que o ambiente da sala de aula pode envolver ansiedade, raiva, medo, tranquilidade, alegria e orgulho, e tudo isso pode afetar os processos contidos na aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration35pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinarAprenderImportância.pdfTCC589.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.