Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23350
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Uso de Técnicas de Manutenção de Peças Anatômicas Alternativas ao Formaldeído: Um Estudo Comparativo
Autor(es): Silva, Mariana Brígida de Castro
Primeiro orientador: Wolkers, Carla Patrícia Bejo
Primeiro membro da banca: Calábria, Luciana Karen
Segundo membro da banca: Oliveira, Fabrício Singaretti de
Resumo: A técnica de manutenção de peças anatômicas mais empregada nos laboratórios de anatomia é a solução de formaldeído, entretanto, se faz necessário sua substituição devido sua alta toxicidade. O presente estudo avaliou a viabilidade do uso de técnicas de manutenção de peças anatômicas para a criação de um novo protocolo de baixo custo e toxicidade. Vinte e quatro corações de galinha frescos foram submetidos a quatro métodos diferentes de manutenção (n=6, cada), incluindo formaldeído simples e a associação de formaldeído 10% com álcool etílico, solução salina 30% ou glicerina 98%, onde suas características morfológicas e morfométricas foram avaliadas antes e após 3 e 6 meses. Os resultados revelaram que as peças mantidas em solução de formaldeído 10% apresentaram alterações muito discretas nas características, enquanto alterações mais significativas foram observadas nas peças mantidas em álcool etílico 70% e em solução salina 30%, apresentando resultados satisfatórios no que diz respeito à qualidade das peças anatômicas produzidas. As peças glicerinadas foram as que mais apresentaram diferenças significativas. Estes resultados, associados ao custo financeiro de cada técnica, sugerem que a manutenção em solução salina 30% pode ser considerada como a melhor técnica de substituição ao uso do formaldeído.
Palavras-chave: Formolização
Toxicidade
Anatomia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA::ANATOMIA::ANATOMIA HUMANA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Mariana Brígida de Castro. Uso de Técnicas de Manutenção de Peças Anatômicas Alternativas ao Formaldeído: Um Estudo Comparativo. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Pontal, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23350
Data de defesa: 14-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TécnicasManutençãoPeças.pdf1.08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.