Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23345
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Caracterização molecular de isolados de nematoides entomopatogênicos
Autor: Ribeiro, Priscilla Alves
Primer orientador: Siquieroli, Ana Carolina Silva
Segundo miembro de la banca: Vieira, Bruno Sérgio
Tercer miembro de la banca: Carvalho, Vanessa Andaló Mendes de
Resumen: Nematoides entomopatogênicos (NEPs) estão sendo cada vez mais estudados para o controle de pragas por possuírem boa capacidade de adaptação a novos ambientes e capacidade de se disseminar, em busca de um hospedeiro. Além disso, alguns produtos químicos apresentam sinergismo com NEP, possibilitando reduções na quantidade de produto aplicado, tempo e custo de aplicação. Estudos visando caracterizar a variabilidade genética dos isolados de NEPs estão aumentando à medida que o controle biológico vem se firmando como estratégia importante para a agricultura. As variações moleculares encontradas nas linhagens naturais dos NEPs estão permitindo a manutenção de isolados com características cada vez mais adequadas às condições específicas de cada aplicação, além de aproveitar a variabilidade natural para a seleção de indivíduos mais virulentos e resistentes. O objetivo do trabalho foi caracterizar molecularmente dois isolados de nematoides entomopatogênicos de potencial uso no controle biológico de pragas, obtidos do banco de entomopatógenos do Laboratório de Entomologia da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Monte Carmelo. As sequências de nucleotídeos obtidas dos isolados foram comparadas com as sequências de oito outras espécies do gênero Heterorhabditis depositadas no banco de dados Genbank, através do programa BLASTn. As identidades das sequências foram calculadas por meio do GenBank BLASTn, e as distâncias genéticas e a árvore filogenética foram calculadas utilizando o programa MrBayes v. 3.1.2. Para o alinhamento múltiplo foi utilizado o programa Clustal X. As sequências obtidas foram de 846 e 832 nucleotídeos de comprimento, referentes aos isolados MC01 e NEPET 11, respectivamente. A espécie semelhante mais próxima é H. amazonensis (DQ665222.1), com 95% e 94% de máxima identidade e com as maiores pontuações máximas, 1373 e 1349 bits, para MC01 e NEPET 11, respectivamente. A análise filogenética baseada nas sequências da região 18S do rDNA dos isolados de Heterorhabditis MC01 e NEPET 11 mostra a formação de um grupo monofilético com alto valor de PP (99,94%) compreendendo as espécies H. amazonensis (DQ665222.1), e os isolados MC01 e NEPET 11. Baseando-se nas técnicas moleculares empregadas neste trabalho, foi possível diagnosticar a espécie dos isolados MC01 e NEPET 11 como H. amazonensis.
Palabras clave: Controle biológico
NEPs
18S rDNA
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA::GENETICA MOLECULAR E DE MICROORGANISMOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: RIBEIRO, Priscilla Alves. Caracterização molecular de isolados de nematoides entomopatogênicos. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23345
Fecha de defensa: 13-dic-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CaracterizaçãoMolecularIsolados.pdf1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.