Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23337
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Letícia-
dc.date.accessioned2018-12-14T21:47:31Z-
dc.date.available2018-12-14T21:47:31Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.citationSantos, Letícia. A (des) construção de um conceito normativo de infância: relato de experiência como acompanhante terapêutico. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23337-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcompanhante terapêuticopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectNormatividadept_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectTherapeutic accompanimentpt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectNormativitypt_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.titleA (des) construção de um conceito normativo de infância: relato de experiência como acompanhante terapêuticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Paravidini, João Luiz Leitão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1972943414602000pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Michelle Ferreira-
dc.contributor.referee2Quagliatto, Tassiana Machado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5346272012305518pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO conceito de infância é constituído com mais especificidade na modernidade e, a partir deste período, as crianças passam a ser objetos de estudo da ciência, de interesse do Estado e a ocupar um lugar com mais delimitações na sociedade. As configurações familiares, o caráter mais privativo da noção família e as concepções de infância se modificaram em função das mudanças operadas no contexto histórico-social. Com a constituição desse modelo de infância constroem-se Políticas Públicas voltadas, especificamente, para a infância. Porém essa concepção, em um primeiro momento, tem o objetivo de corrigir as crianças que eram consideradas ‘fora da norma’ pela sociedade, numa tentativa de normatização da infância; modelo de cuidado que se arrasta até os dias atuais. Este trabalho possui como objetivo resgatar os processos da construção histórica do conceito de infância no Brasil, assim como, os processos de criação de Políticas Públicas em Saúde Mental para a infância, refletindo sobre as formas de cuidado existentes e como os elementos históricos contribuem para uma visão normativa e tradicionalista das crianças, a partir de um relato de experiência como Acompanhante Terapêutico (AT) no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) do município de Uberlândia. Por meio destas reflexões, pôde-se compreender que o Acompanhamento Terapêutico é uma forma de cuidado que se encontra como resistência frente aos modelos tradicionalistas, buscando descontruir o conceito normativo de infância através do acompanhar os sujeitos, em suas singularidades, especificidades e forma única de ser inserido em seu contexto social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration46pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesconstruçãoConceitoNormativo.pdf381.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.