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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Metodologia comparada: percepções para formação docente acerca de conjuntos numéricos
Alternate title (s): Comparative methodology: perceptions for teacher training on numerical sets
Metodología comparada: percepciones para formación docente sobre conjuntos numéricos
Author: Andraus, Neiva de Castro Cardoso
First Advisor: Marim, Vlademir
First member of the Committee: Oliveira, Cristiane Coppe de
Second member of the Committee: Ayuso, Jesús Manso
Summary: Esta dissertação refere-se à pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFU, para responder às indagações do problema inicial: As práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores do 1º ano do Ensino Médio, em relação aos conjuntos numéricos, com interface na resolução de problemas por meio dos registros apontados pelos alunos, explicitam os conhecimentos e saberes docentes? Na perspectiva de atender ao objetivo geral e aos objetivos específicos, este trabalho abordou as realidades do Brasil, do estado de Minas Gerais, do município de Ituiutaba e da EEGIP. O objetivo geral é analisar as práticas pedagógicas dos docentes que atuam no 1º ano do Ensino Médio, por meio da metodologia de educação comparada, abordando o conteúdo de conjuntos numéricos com interface na metodologia de resolução de problemas, por meio de registros apontados pelos cadernos dos alunos. Para o desenvolvimento do objetivo geral, pretende-se como objetivos específicos: (a) estudar os pressupostos teóricos que abordam a metodologia de educação comparada, o desenvolvimento do profissional docente, as concepções da formação continuada e as distintas estratégias de aprendizagem; (b) analisar os registros dos sujeitos desta pesquisa por meio da metodologia de educação comparada; (c) comparar registros dos alunos do 1º ano no Ensino Médio, de cinco professores, referentes aos conteúdos de conjuntos, pautados na resolução de problemas; (d) identificar, comparar e analisar as metodologias referentes à resolução de problemas, utilizadas pelos cinco professores do Ensino Médio, em especial o 1º ano, referentes ao conteúdo de conjuntos; e (e) elaborar, a partir dos registros dos cadernos selecionados, uma unidade didática acerca de conjuntos numéricos, para a formação dos docentes que atuam no primeiro ano do Ensino Médio. O processo investigativo teve como análise a comparação dos contextos sociopolíticos, culturais e econômicos do Brasil, Minas Gerais e Ituiutaba, visando à construção de um perfil do panorama geral do País. Como procedimento metodológico, adotou-se a educação comparada, abordando as fases desta metodologia: descritiva, interpretativa, de justaposição e comparativa explicativa. Nesse contexto, realizou-se a justaposição das seguintes categorias: o profissional docente e perfil discente, e os conhecimentos científicos, pedagógicos e metodológicos, apontando possíveis contribuições para a formação docente. Também foram considerados os parâmetros: a) perfil da trajetória docente no contexto educacional; b) formação docente; c) perfil do discente; d) planejamento; e) abordagem ao tema; f) desenvolvimento do tema; e g) avaliação. No transcorrer da pesquisa, os registros desvelaram práticas individualizadas entre os cinco professores, no desenvolvimento do conteúdo sobre conjuntos numéricos. Sugere-se organizar um ambiente de partilha de conhecimentos, no qual esses professores possam discutir o planejamento anual, inteirar-se dos conteúdos e, em sincronia, organizar suas práticas diárias entre pares. Recomenda-se disponibilizar parte do horário denominado módulo dois, destinado à partilha das ações supracitadas, discussões de assuntos gerais entre a equipe gestora, pedagógica e os docentes, para momentos de articulação entre professores, objetivando compartilharem conhecimentos e metodologias. A unidade didática para a formação docente, elaborada como produto final desta dissertação, poderá propiciar contribuições para que haja uma sincronia entre as praxes pedagógicas dos cinco docentes, no que se refere à aplicação do conteúdo sobre conjuntos numéricos, apontando
Abstract: This dissertation refers to a research of Professional Masters in Mathematic and Science teaching, from UFU post graduation program in Mathematic and Science teaching. In order to answer the initial problem questions: The pedagogical practices developed by the teachers of the first year of High School, in relation to the numerical sets, with interface in solving problems through the registers pointed out by the students, explain the knowledge and scholarship of teachers? With a view to meeting the general objective and specific objectives, this work addressed the realities of Brazil, the state of Minas Gerais, the municipality of Ituiutaba and EEGIP. The objective of this study is to analyze the pedagogical practices of teachers who work in the 1st year of high school, through the methodology of comparative education, addressing the content of numerical sets with an interface in the methodology of problem solving, through the registers indicated by the students' notebooks. In order to develop the general objective, it is intended as specific objectives: (a) to study the theoretical presuppositions that approach the methodology of comparative education, the development of the teaching professional, the conceptions of the continuous formation and the different strategies of learning; (b) to analyze the records of the subjects of this research through the methodology of comparative education; (c) compare the records of the students of the first year in High School, of five teachers, referring to the contents of sets, based on the methodology of problem solving; (d) to identify, compare and analyze the problem solving methodologies used by the five high school teachers, especially the first year, regarding the content of sets; and (e) elaborate from the records of the selected notebooks, a didactic unit about numerical sets, for teacher training that work in the first year of high school. The research process was based on a comparison of the sociopolitical, cultural and economic contexts of Brazil, Minas Gerais and Ituiutaba, aiming at the construction of a profile of the country's general panorama. As a methodological procedure, comparative education was adopted, which approached the phases of this methodology; descriptive, interpretative, juxtaposition and explanatory comparative phase. In this context the following categories were juxtaposed: the teaching professional and the student profile; and, the scientific pedagogical and methodological knowledge, pointing possible contributions to the teacher training. The following parameters were also considered: a) Profile of the teacher´s trajectory in the educational context; b) teacher training; c) profile of the student; d) planning; e) approach to the theme; f) development of the theme; and g) evaluation. In the course of the research the records revealed individualized practices among the five teachers in the development of content on numerical sets. It is suggested to organize a knowledge-sharing environment in which these teachers can discuss the annual planning, knowing the contents and in synchrony, organize their daily practices among pairs. It is recommended to make available part of the timetable called module two, intended to share the aforementioned actions, discussions of general matters between the management and pedagogical team and the teachers, for moments of articulation among teachers, aiming to share knowledge and methodologies. The didactic unit for teacher education, elaborated as the final product of this dissertation, may provide contributions for a synchronization between the pedagogical praxis of the five teachers, regarding the application of the content on numerical sets, pointing out new possibilities and methodological options to complement their educational practices.
Notes: Como se trata de mestrado profissional o programa de pós graduação exige um produto final, pautado nas práticas docentes. O arquivo: Unidade didática formação, se refere a esse produto educacional.
Keywords: Educação
Formação de professores
Aprendizagem discente
Ensino Médio
Formação profissional
Professores - Formação
Aprendizagem
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Quote: ANDRAUS, Neiva de Castro Cardoso. Metodologia comparada: percepções para formação docente acerca de conjuntos numéricos. 2018. 177 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática ) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1357
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1357
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23316
Date of defense: 21-Sep-2018
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