Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23175
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Preferência de hábitat e escolha de sítio de forrageio por Peucetia flava (Araneae, Oxyopidae) associada a Chamaecrista neesiana (Fabaceae).
Autor(es): Lacerda, Igor Pina
Primeiro orientador: Stefani, Vanessa
Resumo: O modo de forrageamento de predadores pode influenciar processos e padrões em nível de populações e comunidades, como por exemplo, a força de efeitos cascata em redes tróficas, e por isso devem ser minuciosamente estudados. A escolha mais adequada de sítio do forrageio é um dos aspectos mais importantes do sucesso de captura de presas por predadores e , por isso, é um determinante da eficácia do modo de forrageamento. Aranhas do gênero Peucetia, são conhecidas por forragear sobre plantas que possuem tricomas glandulares, se beneficiando da capacidade destes de prender outros insetos. Peucetia flava é frequentemente encontrada sobre arbustos de Chamaecrista neesiana, uma espécie de Fabacea repleta de tricomas glandulares. O trabalho buscou investigar qual é o sítio de forrageamento preferido de indivíduos de Peucetia flava sobre arbustos de Chamaecrista neesiana, testando as sequintes hipóteses: 1) as aranhas são encontradas em maior quantidade sobre ramos jovens do que velhos; 2) folhas e ramos jovens tem uma maior densidade de tricomas glandulares e carcaças de artrópodes. Foram coletados 18 indivíduos de C. neesiana encontrados com a presença de P. flava, e resgistrada a localização da aranha na planta. Em laboratório, as plantas foram categorizadas entre ramos jovens e velhos de mesmo tamanho, inspecionadas com um estereomicroscópio para detecção de carcaças de artrópodes, e foi contabilizado o número de tricomas glandulares de 3 folíolos jovens e 3 velhos, escolhidos aleatoriamente, de cada planta. As aranhas foram encontradas em quantidade oito vezes maior sobre ramos jovens do que velhos, e os ramos jovens e seus folíolos apresentaram uma densidade maior de carcaças de artrópodes e de tricomas glandulares quando comparado aos velhos, corroborando ambas hipóteses. O trabalho conclui que os ramos jovens de Chamaecrista neesiana apresentam uma maior disponibilidade de possíveis presas para indivíduos de Peucetia flava e que estes poderiam maximizar seu sucesso de captura de presas ficando sobre esses ramos.
Palavras-chave: Disponibilidade de alimento
Ramos jovens
Tricomas glandulares
Carcaças de artrópodes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LACERDA, Igor Pina. Preferência de hábitat e escolha de sítio de forrageio por Peucetia flava (Araneae, Oxyopidae) associada a Chamaecrista neesiana (Fabaceae).2018. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23175
Data de defesa: 27-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PreferênciaHábitatEscolha.pdfTCC779.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.