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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23095
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Avaliação do transporte público no município de Uberlândia com base na planilha de custos da ANTP de 2017 |
Autor(es): | Salge, Guilherme Nunes |
Primeiro orientador: | Sorratini, José Aparecido |
Primeiro membro da banca: | Seabra, Luciany Oliveira |
Segundo membro da banca: | Lazzarini, Camilla Miguel Carrara |
Resumo: | A mobilidade urbana é parte essencial do planejamento urbano, especialmente em cidades de portes médio e grande, pois tem grande influência em seu desenvolvimento econômico, assim como na qualidade de vida da população. O transporte eficiente de passageiros é um serviço imprescindível para o desenvolvimento das atividades realizadas nas cidades. Em geral, a maioria dos trabalhadores e estudantes de um município se desloca por meio do transporte público coletivo, de forma que o bom funcionamento da cidade depende do planejamento adequado desse serviço. Nesse contexto, a tarifação do serviço de transporte público coletivo tem grande importância para os usuários, pois o custo é um fator limitante da quantidade e dos motivos das viagens realizadas, especialmente para a população de baixa renda. Portanto, pode ser uma ferramenta de inclusão ou exclusão social. Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo aplicar a nova metodologia de cálculo de custos do transporte público por ônibus criada pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), em 2017, comparando-a à metodologia tradicional usada no Brasil. Para isso, foram calculados os custos do transporte público no município de Uberlândia, MG com o uso da nova metodologia e os resultados foram comparados à tarifa praticada no ano de 2018 no município. Isso tornou possível avaliar a forma mais adequada para determinação da tarifa de ônibus com benefício aos usuários deste modo de transporte. |
Abstract: | Urban mobility is an essential part of urban planning, especially in medium and large cities, as it has a great influence in their economic development as well as in the quality of life of the population. An efficient system of passenger transportation is crucial service for the development of activities in a city. Usually, most workers and students in a city use public transportation systems to commute, making the planning of that service essential for the operation of the city. Then, public transportation fares have a great importance over the users, as a factor that can limit the amount and purpose of their trips, especially within the low-income population. Then, public transportation fare can be used as a tool for social inclusion or exclusion. This final undergraduate work aims at to apply the methodology for calculating the public bus fare that was developed by ANTP (National Association for Public Transportation), in 2017, and comparing it to the traditional methodology used in Brazil currently. In order to do that, the cost of public transportation by bus in Uberlândia, MG was calculated through the new methodology, and the results were compared to the bus fare applied in 2018 in the city. This allowed evaluating the best way of fixing bus fares in a way that is beneficial for public transportation users. |
Palavras-chave: | Mobilidade urbana Transporte público Custos Tarifas Uberlândia Urban mobility Urban public transportation Urban transportation costs Urban public fare |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SALGE, Guilherme Nunes. Avaliação do transporte público no município de Uberlândia com base na planilha de custos da ANTP de 2017. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23095 |
Data de defesa: | 23-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Civil |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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