Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22971
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: INCIDÊNCIA DE Fusarium sp. EM RAÍZES DE SERINGUEIRA INFECTADAS POR Meloidogyne exigua
Autor(es): Campos, João Pedro da Silva
Primeiro orientador: Coelho, Lísias
Primeiro membro da banca: Gontijo, Luciana Nunes
Segundo membro da banca: Nunes, Guilherme Moreira Costa
Resumo: Hevea brasiliensis Müell. Arg. (Euphorbiaceae) é uma planta originária da bacia Amazônica, que é utilizada de modo extrativista e cultivada para a produção de borracha natural. A espécie é a principal fonte produtora de borracha vegetal. Uma das principais doenças para a cultura da seringueira, é aquela causada por Fusarium sp., que debilita a planta e reduz o potencial da produção laticífera. Em seringais, os sintomas de Fusarium sp. são observados nas cascas como trincas, estendendo-se do porta-enxerto em direção ao painel, provocando a seca na região da área lesionada. Esta lesão pode progredir, e com o passar do tempo, desprendendo a casca, o que inviabiliza o processo de sangria. Um outro problema recorrente na cultura são os fitonematoides, principalmente os dos gêneros Meloidogyne e Pratylenchus. O objetivo desse estudo foi avaliar a incidência de Fusarium sp. em raízes de seringueira infectadas por Meloidogyne exigua. O experimento foi instalado em uma propriedade rural localizada no Triângulo Mineiro, no estado de Minas Gerais, em uma área cultivada com o clone RRIM 600, em produção, com 10 anos de idade. Foram coletadas amostras de raízes em quatro pontos diferentes em cada área, na área de projeção da copa de plantas, a uma profundidade de 0 a 20 cm. As amostras foram levadas a laboratório para a quantificação de ovos e juvenis de nematoides. Também foi feita o plaqueamento de 10 fragmentos de raiz, medindo 1 cm, por área amostrada, em meio de cultura Peptona, para avaliar o crescimento micelial de Fusarium sp. O maior valor de número de ovos e juvenis de Meloidogyne exigua (17.941) foi encontrado na área Goianésia ruim. E o menor (11.208) foi encontrado na área Buritama. As menores incidências de Fusarium (85%) foram encontradas nas áreas Sede e Buritama. E as maiores (100%) foram encontradas nas áreas Goianésia e Goianésia Ruim.
Palavras-chave: Nematoide De Galha
Fusariose
Hevea Basiliensis
Triângulo Mineiro
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOSSANIDADE::FITOPATOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CAMPOS, João Pedro da Silva. Incidência de Fusarium sp. em raízes de Seringueira infectadas por Meloidogyne exigua. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22971
Data de defesa: 21-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IncidêciaFusariumRaízes.pdf1.06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.