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dc.creatorBorges, Gustavo Caetano-
dc.date.accessioned2018-11-26T16:50:21Z-
dc.date.available2018-11-26T16:50:21Z-
dc.date.issued2018-07-09-
dc.identifier.citationBORGES, Gustavo Caetano. Desenvolvimento de um Conjunto de Boas Práticas de TIC para Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiras. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22970-
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGovernança de TICpt_BR
dc.subjectInstituições de Ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia da Informaçãopt_BR
dc.subjectBoas Práticaspt_BR
dc.subjectFrameworkspt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um conjunto de boas práticas de TIC para instituições federais de ensino superior brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a set of ICT best practices for Brazilian federal higher education institutionspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Miani, Rodrigo Sanches-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2992074747740327pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Fernanda Maria da Cunha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6802596562404346pt_BR
dc.contributor.referee2Simão, João Batista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9161488361212141pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3700511039020241pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA governança de TIC visa orientar um melhor investimento de recursos tecnológicos para que a organização melhore seu desempenho e o retorno de valor investido. Para esse Ąm, as organizações empregam processos bem testados e documentados, também chamados de boas práticas de TIC. Devido à sua própria natureza e modo de gestão, as instituições públicas são exemplos de organizações que necessitam de estudos especíĄcos para implementar as boas práticas de TIC. O foco deste trabalho foi investigar como as boas práticas de TIC são empregadas pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Utilizou-se dois regulamentos para realizar essa análise: os planos diretores de tecnologia da informação (PDTI) da IFES e a instrução normativa IN04/2014 do governo federal brasileiro que fornecem diretrizes sobre como as instituições devem contratar suas soluções de TIC. Com as informações coletadas de tais documentos, e também alguns materiais de literatura relacionados, foi possível determinar um conjunto de boas práticas de TIC que poderia atender às necessidades do IFES. Este conjunto inicial foi validado com o auxílio de um questionário enviado para as IFES. Os resultados mostram a heterogeneidade no uso de boas práticas pelas IFES que podem estar relacionadas a características particulares de cada instituição, como o tamanho do departamento de TIC e o grau acadêmico de seus funcionários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseSistemas de Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration46pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo)

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