Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22970
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Borges, Gustavo Caetano | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-26T16:50:21Z | - |
dc.date.available | 2018-11-26T16:50:21Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-09 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Gustavo Caetano. Desenvolvimento de um Conjunto de Boas Práticas de TIC para Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiras. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22970 | - |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Governança de TIC | pt_BR |
dc.subject | Instituições de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da Informação | pt_BR |
dc.subject | Boas Práticas | pt_BR |
dc.subject | Frameworks | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um conjunto de boas práticas de TIC para instituições federais de ensino superior brasileiras | pt_BR |
dc.title.alternative | Development of a set of ICT best practices for Brazilian federal higher education institutions | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Miani, Rodrigo Sanches | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2992074747740327 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Fernanda Maria da Cunha | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6802596562404346 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Simão, João Batista | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9161488361212141 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3700511039020241 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A governança de TIC visa orientar um melhor investimento de recursos tecnológicos para que a organização melhore seu desempenho e o retorno de valor investido. Para esse Ąm, as organizações empregam processos bem testados e documentados, também chamados de boas práticas de TIC. Devido à sua própria natureza e modo de gestão, as instituições públicas são exemplos de organizações que necessitam de estudos especíĄcos para implementar as boas práticas de TIC. O foco deste trabalho foi investigar como as boas práticas de TIC são empregadas pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Utilizou-se dois regulamentos para realizar essa análise: os planos diretores de tecnologia da informação (PDTI) da IFES e a instrução normativa IN04/2014 do governo federal brasileiro que fornecem diretrizes sobre como as instituições devem contratar suas soluções de TIC. Com as informações coletadas de tais documentos, e também alguns materiais de literatura relacionados, foi possível determinar um conjunto de boas práticas de TIC que poderia atender às necessidades do IFES. Este conjunto inicial foi validado com o auxílio de um questionário enviado para as IFES. Os resultados mostram a heterogeneidade no uso de boas práticas pelas IFES que podem estar relacionadas a características particulares de cada instituição, como o tamanho do departamento de TIC e o grau acadêmico de seus funcionários. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 46 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DesenvolvimentoConjuntoBoas.pdf | TCC | 6.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.