Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22942
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRamos, Adriele Nunes-
dc.date.accessioned2018-11-21T21:06:30Z-
dc.date.available2018-11-21T21:06:30Z-
dc.date.issued2018-07-12-
dc.identifier.citationRAMOS, A. N. Caminhos percorridos pelos egressos do curso de licenciatura em Matemática. 2018. 49 f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em licenciatura Matemática) - Instituto de Ciências Exatas e Naturais do pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Ituiutaba. 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22942-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectProfessores de Matemáticapt_BR
dc.titleCaminhos percorridos pelos egressos do curso de licenciatura em Matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marim, Vlademir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8618346653372477pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Homero Ghioti da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1349352064493469pt_BR
dc.contributor.referee2Pires, Rogério Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2795801064535157pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7230858779888217pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso de caráter qualitativo surgiu por meio de inquietações devido à falta de professores de matemática nas redes públicas, de acordo com reportagens de jornais reconhecidos. O presente estudo tem como objetivo analisar as trajetórias acadêmicas e profissionais dos egressos do curso de licenciatura em matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, tendo como base autores da formação inicial de professores, que destacam os desafios que os docentes enfrentam em sua profissão na contemporaneidade, conceitos e princípios da formação docente. A presente pesquisa abrange egressos do período de 2007 a 2017. Os dados foram coletados por meio de diferentes meio de comunicação, como ligações telefônicas, e-mails, e em alguns casos foi necessário utilizar a rede social facebook. Após a coleta, os dados foram organizados em quadros, para uma melhor análise, e assim foram construídas três categorias norteadoras para a análise desta pesquisa, sendo elas: quantificação de alunos e vagas ofertadas; e formação complementar dos egressos e atuação profissional. Com isso, conclui-se a maior parte dos egressos do curso prossegue na sua carreira de formação e está atuando como professores na Educação Básica. Porém, no curso em questão há um problema com a evasão, a qual inviabiliza atingir o número adequado de docentes no mercado de trabalho em Ituiutaba e regiões urbanas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration49pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Appears in Collections:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
caminhospercorridospelos.pdfMonografia apresentada ao Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal, UFU como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Matemática.763.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.