Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22942
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ramos, Adriele Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-21T21:06:30Z | - |
dc.date.available | 2018-11-21T21:06:30Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-12 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, A. N. Caminhos percorridos pelos egressos do curso de licenciatura em Matemática. 2018. 49 f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em licenciatura Matemática) - Instituto de Ciências Exatas e Naturais do pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Ituiutaba. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22942 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Professores de Matemática | pt_BR |
dc.title | Caminhos percorridos pelos egressos do curso de licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Marim, Vlademir | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8618346653372477 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Homero Ghioti da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1349352064493469 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pires, Rogério Fernando | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2795801064535157 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7230858779888217 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso de caráter qualitativo surgiu por meio de inquietações devido à falta de professores de matemática nas redes públicas, de acordo com reportagens de jornais reconhecidos. O presente estudo tem como objetivo analisar as trajetórias acadêmicas e profissionais dos egressos do curso de licenciatura em matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, tendo como base autores da formação inicial de professores, que destacam os desafios que os docentes enfrentam em sua profissão na contemporaneidade, conceitos e princípios da formação docente. A presente pesquisa abrange egressos do período de 2007 a 2017. Os dados foram coletados por meio de diferentes meio de comunicação, como ligações telefônicas, e-mails, e em alguns casos foi necessário utilizar a rede social facebook. Após a coleta, os dados foram organizados em quadros, para uma melhor análise, e assim foram construídas três categorias norteadoras para a análise desta pesquisa, sendo elas: quantificação de alunos e vagas ofertadas; e formação complementar dos egressos e atuação profissional. Com isso, conclui-se a maior parte dos egressos do curso prossegue na sua carreira de formação e está atuando como professores na Educação Básica. Porém, no curso em questão há um problema com a evasão, a qual inviabiliza atingir o número adequado de docentes no mercado de trabalho em Ituiutaba e regiões urbanas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Matemática | pt_BR |
dc.sizeorduration | 49 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
caminhospercorridospelos.pdf | Monografia apresentada ao Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal, UFU como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Matemática. | 763.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.