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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22761
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Análise da influência das microfibras de polipropileno no controle da retração hidráulica no concreto autoadensável |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of the influence of polypropylene microfibers on the control of hydraulic shrinkage in self-compacting concrete |
Autor(es): | Silva, Lorena |
Primeiro orientador: | Santos, Antonio Carlos dos |
Primeiro coorientador: | Peruzzi, Antônio de Paulo |
Primeiro membro da banca: | Gomes, Carlos Eduardo Marmorato |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Andrielli Morais de |
Terceiro membro da banca: | Peruzzi, Antônio de Paulo |
Resumo: | Dentro da área de materiais e estruturas, o concreto autoadensável surgiu como um material que alia propriedades mecânicas já apresentadas pelo concreto convencional às características reológicas de fluidez e homogeneidade, propriedades necessárias durante a execução das estruturas de concreto. Apesar de inúmeras vantagens da utilização deste material, ainda há a existência de algumas manifestações ocasionadas pelo processo de retração. É o caso da fissuração resultante do processo de retração hidráulica. O objetivo desta pesquisa é avaliar a influência e consequências do processo de retração nas primeiras idades do concreto autoadensável, propondo a adição de microfibras de polipropileno para combater os efeitos da retração. Foram utilizadas proporções de 0,05%, 0,10%, 0,15% e 0,20% e microfibras de polipropileno de diferentes fatores de forma. Para avaliar as características resultantes desta adição foi escolhido o método de teste da norma ASTM C1579:2013. Após a execução dos ensaios e análise, os resultados mostraram que as fibras mais longas, com o volume de 0,20%, obtiveram maior eficiência, chegando a uma taxa de redução de área de fissuração de cerca de 99%. Também foi possível comprovar que um aumento no fator de forma reflete em um aumento na eficiência das fibras. |
Abstract: | Within the area of materials and structures, self-compacting concrete emerged as a material that combines mechanical properties already presented by conventional concrete to the rheological characteristics of fluidity and homogeneity, properties required during the execution of concrete structures. Despite many advantages of using this material, there are still some manifestations caused by shrinkage. This is the case of cracking resulting from the hydraulic shrinkage process. The objective of this research is to evaluate the influence and consequences of the retraction mechanism in the early ages of self-compacting concrete, proposing the addition of polypropylene microfibers to combat the effects of retraction. Proportions of 0.05%, 0.10%, 0.15% and 0.20% and polypropylene microfibers of different relation aspect. In order to evaluate the characteristics resulting from this addition, the test method of ASTM (2013) C1579 was chosen. After the tests and analysis, the results showed that the longer fibers, with a volume of 0.20%, obtained higher efficiency, reaching at a rate of reduction of the cracking area of about 99%. It has also been shown that an increase in the relation aspect reflects an increase in fiber efficiency. |
Palavras-chave: | Engenharia Civil Civil Engineering Concreto Auto-adensável Self-Compacting concrete Fibras Fibers Polipropileno Polypropylene Retração Hidráulica Hydraulic Shrinkage Compósito Composite |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil |
Referência: | SILVA, Lorena. Análise da influência das microfibras de polipropileno no controle da retração hidráulica no concreto autoadensável. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1229 |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1229 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22761 |
Data de defesa: | 5-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil |
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