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dc.creatorRanzatti, Raquel Magnólia Ferreira-
dc.date.accessioned2018-10-25T15:42:10Z-
dc.date.available2018-10-25T15:42:10Z-
dc.date.issued2018-08-22-
dc.identifier.citationRANZATTI, Raquel Magnólia Ferreira. A educação inclusiva nas escolas municipais de Uberlândia: dos anos 90 à primeira década do século XXI. 2018. 176f. Dissertação(Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1346pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22713-
dc.description.abstractIn this research we bring the following problematic: how to set up the inclusive education in municipal schools of Uberlândia: the years of 1990 to the first decade of the 21st century? As our goal was to understand and reflect the special education in inclusive perspective from the formation of knowledge and practices of discourses that constituted to meet recapitulated liberal statesmanship, we seek to develop our work from eyes of observers and the discontinuities between historiography. For this, we brought our research approach the magnifying side observer who walks with Michel Foucault treating our object from the sinuosidades that had not yet been explored. Choose organize work into sections listed. In a first section, the introduction brought the memorial researcher collaboration to illustrate how the subject in research and also instigated the way that we set out to commit the same. In section II, "a look at the inclusive education in the light of Foucault's philosophy", we have writings of Michel Foucault and researchers that align to your thought for reflection on how to Work and the art of governing Liberal and Neoliberal if joining the norm, standardisation and proposal for inclusive education. In section III "The practices of inclusive education: from exclusion to inclusion" in descriptive form present as the discourses of knowledge produced socially for putting some practices of exclusion, segregation and integration collaborated for the years 90 1 construction of discourses of inclusive education. And, finally, in section IV, entitled "inclusive education in the municipality of Uberlândia deployment implementation" with some of the guidance documents of legislation worldwide, which guided public policy the federal and State level and the practice of Inclusive education in the municipality were able to realize how much the trajectory of the municipality contributed to the subjetivações that guided the control the bodies in the school space to happen and how the subject became subjetivados and lemmatized by knowledge and historical changes of discursive and non- discursivept_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGovernamentalidadept_BR
dc.subjectGovernamentalitypt_BR
dc.subjectEducação Especial e Inclusivapt_BR
dc.subjectSpecial Education/Inclusivept_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectSpeechpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleA educação inclusiva nas escolas municipais de Uberlândia: dos anos 90 à primeira década do século XXIpt_BR
dc.title.alternativeInclusive education in the municipal schools of Uberlând: from the 90s to the first decade of the 21st centurypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Danelon, Márcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6301932501639244pt_BR
dc.contributor.referee1Tartuci, Dulcéria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9300315252743903pt_BR
dc.contributor.referee2Miranda, Arlete Aparecida Bertoldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3243182448714191pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0686208749011873pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação se ocupa com a seguinte problemática: como se configurou a Educação Inclusiva nas escolas municipais de Uberlândia entre os anos de 1990 até a primeira década do século XXI? Visto que o objetivo foi o de compreender e refletir a Educação Especial na perspectiva inclusiva, a partir da formação dos saberes e de práticas de discursos que se constituíram para atender a arte de governar neoliberal instaurada, procurou-se desenvolver o trabalho dirigindo-se olhos observadores às entrelinhas e descontinuidades da historiografia. Para tanto, como abordagem para nossa investigação, foi utilizada a vertente de lupa observadora das ferramentas de Michel Foucault, tratando-se o objeto a partir das sinuosidades que ainda não haviam sido exploradas. Escolheu-se organizar o trabalho em seções enumeradas. Em uma primeira seção, a introdução trouxe a colaboração do memorial de pesquisador para ilustrar como o tema instigou à pesquisa e, ainda o caminho que foi proposto para efetivar a mesma. Na seção II, “Um Olhar sobre a Educação Inclusiva à Luz da filosofia de Foucault”, contou-se com os escritos de Michel Foucault e pesquisadores que se alinham ao seu pensamento para a reflexão de como a governamentalidade e a arte de governar liberal e neoliberal se interligam à norma, normalização e à proposta de Educação Inclusiva. Na seção III, “Das Práticas da Educação Inclusiva: da Exclusão à Inclusão”, de forma descritiva apresentou-se como os discursos dos saberes produzidos socialmente para a efetivação de algumas práticas de exclusão, segregação e integração colaboraram para que houvesse nos anos de 1990 uma construção de discursos da Educação Inclusiva. Por fim, na seção IV, intitulada “A Educação Inclusiva no Município de Uberlândia: da implantação à Implementação”, com alguns dos documentos orientadores das legislações a nível mundial, que nortearam as políticas públicas federal e estadual e as práticas de ações de Educação Inclusiva no município, percebeu-se o quanto a trajetória dos discursos do município colaboraram para que as subjetivações que nortearam o controle dos corpos no espaço escolar acontecessem e como os sujeitos tornaram-se subjetivados e objetivados pelos saberes e mudanças históricas das práticas discursivas e não discursivas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration176pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1346pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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