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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22681
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A pesquisa acadêmica sobre formação de professores/as de biologia no Brasil (1979-2010): um estado da arte baseado em dissertações e teses |
Alternate title (s): | Academic research on biology teacher education in Brazil (1979-2010): a state-of-the-art based on dissertations and theses |
Author: | Lage, Maria Aparecida Guerra |
First Advisor: | Cunha, Ana Maria de Oliveira |
First member of the Committee: | Megid Neto, Jorge |
Second member of the Committee: | Brito, Talamira Taita Rodrigues |
Third member of the Committee: | Moraes, Viviane Rodrigues Alves de |
Fourth member of the Committee: | Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz |
Summary: | Ao se avaliar a formação de professores no Brasil e a produção acadêmica gerada nesse campo, encontra-se uma vasta literatura que tem apontado para a importância e a centralidade desse tema em diversas esferas e níveis de ensino. Deste modo, a partir da literatura da área, dos projetos, planos e ações governamentais das últimas décadas, podemos afirmar que a formação docente tem recebido foco de atenção enquanto campo de investigação e de política educacional. Dessa maneira, ao se pesquisar a produção acadêmica neste campo, percebemos que, embora haja grande número de estudos do tipo estado da arte, voltados para a formação de professores, há ainda uma lacuna na literatura quanto às investigações sobre a produção acadêmica voltada para a formação de professores de Biologia no Brasil. Neste sentido, formulamos a seguinte questão de pesquisa: Quais são os enfoques de pesquisa apresentados pelos trabalhos no campo de formação de professores de Biologia no Brasil nas três últimas décadas? Portanto, a partir desta perspectiva, a presente tese teve como objetivo mapear a produção acadêmica brasileira quanto às abordagens e as principais tendências das pesquisas sobre formação de professores de Biologia, por meio da identificação e da análise das dissertações e teses produzidas entre 1979 e 2010. O trabalho caracteriza-se por um estudo do tipo estado da arte, no qual foram selecionados 120 documentos de 57 programas de pós-graduação de 50 Instituições de Ensino Superior. As dissertações e teses foram analisadas tanto a partir de descritores gerais, como dados bibliográficos, programas de pós-graduação e instituições de origem, quanto a partir de descritores específicos, tais como tipo de formação, cursos de licenciatura, sujeitos e métodos de pesquisa, enfoques formativos, campo de conhecimento específico e campo de conhecimento pedagógico. Os resultados da distribuição dos documentos, nos diferentes programas de pós-graduação, revelaram diferenças marcantes quanto à produção e ao padrão de distribuição dos documentos ao longo das três décadas, tanto por instituições/regiões quanto por abordagens e tendências das pesquisas no país. Conclui-se que as abordagens e as tendências das pesquisas sobre formação de professores de Biologia enquadram-se em treze enfoques formativos principais que caracterizam a formação, sendo que a maior parte deles faz parte do campo de conhecimento pedagógico, em contraposição a um menor número de pesquisas produzidas que faz parte dos enfoques formativos que articulam os campos de conhecimentos pedagógico e específico. |
Abstract: | When evaluating the area of teacher education and the academic production generated in this area in Brazil, one finds a vast literature that has pointed to the importance and the centrality of this theme in several spheres and levels of education. Hence, taking into account the literature of the area, the projects, the plans and actions of the government in the last decades, we can assert that teacher education has received special attention as a field of research and educational policy. Nevertheless, by researching the academic production in this field, we realized that, although there is a large number of state-of-the-art studies aimed at discussing teacher education in general, there is still a gap in the literature regarding the research and the academic production related to Biology teacher education in Brazil. So, taking this into account, we pose the following research question: What are the research approaches that can be observed concerning the academic work in the area of Biology teacher education in Brazil in the last three decades? So, the present research aimed at mapping the Brazilian academic production regarding the approaches and the main trends of research in the area of Biology teacher education, through the identification and analysis of dissertations and theses produced between 1979 and 2010. The research can be described as a state-of-the-art study, which analyzed 120 documents from 57 postgraduate programs of 50 Higher Education Institutions. The dissertations and theses were analyzed both from the point of view of general descriptors – bibliographical data, postgraduate programs and institutions of origin – as well as from specific descriptors, such as type of training processes, undergraduate courses, subjects and research tools, formative approaches, field of specific knowledge and field of pedagogical knowledge. The results of the distribution of the documents in the different post-graduate programs revealed noticeable differences in terms of production and distribution pattern of the documents over the three decades, both concerning institutions and regions, as well as approaches and trends of research in the country. To conclude, we could say that the approaches and trends of the research on Biology teacher education fall into thirteen main formative approaches that characterize the teachers’ formation, most of which are part of the field of pedagogical knowledge, in contrast to a smaller number of pieces of research that is part of the formative approaches that articulate the fields of pedagogical and specific knowledge. En évaluant la formation des professeurs au Brésil et de la production académique générée dans ce domaine, une vaste littérature a été soulignée pour l'importance et la centralité de ce thème dans différents domaines et niveaux d'enseignement. Ainsi, à partir de la littérature du domaine, des projets, des plans et des actions gouvernementales des dernières décennies, nous pouvons affirmer que la formation des enseignants a retenu l'attention en tant que domaine de recherche et de politique éducative. De cette manière, en recherchant la production académique dans ce domaine, nous voyons que, bien qu'il existe un grand nombre d'études de pointe, visées pour la formation des enseignants, il existe encore une lacune dans la littérature concernant les recherches sur la production académique visée par la formation des professeurs de biologie au Brésil. En ce sens, nous posons la question de recherche suivante: Quelles sont les approches de recherche présentées par les travaux dans le domaine de la formation des enseignants de biologie au Brésil au cours des trois dernières décennies? Par conséquent, dans cette perspective, la présente thèse avait comme objectif à cartographier la production académique brésilienne sur les approches et les principales tendances des recherches sur la formation des enseignants en biologie, à travers l'identification et l'analyse des dissertations et thèses produites entre 1979 et 2010 Le travail est caractérisée par une étude de pointe, dans laquelle 120 documents ont été sélectionnés parmi 57 programmes d'études supérieures de 50 établissements d'enseignement supérieur. Les dissertations et thèses ont été analysées à la fois à partir de descripteurs généraux, de données bibliographiques, de programmes postuniversitaires et d'institutions d'origine, ainsi que de descripteurs spécifiques tels que type de formation, cours de premier cycle, des sujets et instruments de recherche, approches formatives, champ de connaissance spécifique et champ de la connaissance pédagogique. Les résultats de la distribution des documents dans les différents programmes de postuniversitaire ont révélé des différences marquées dans la production et la distribution des documents au cours des trois décennies, autant par les institutions / régions que par les approches et tendances des recherches dans le pays. Il est conclu que les approches et les tendances des recherches sur la formation des enseignants de biologie se cadrent en treize principales approches formatives qui caractérisent la formation, étant donné que la plupart d'entre eux fait partie du champ de la connaissance pédagogique, par opposition à un plus petit nombre de recherches produites qui fait partie des approches formatives qui articulent les champs de connaissances pédagogiques et spécifiques. Al avaluar la formación de profesores en Brasil y la producción académica generada en ese campo, se encuentra una vasta literatura que ha apuntado a la importancia y a la centralidad de ese tema en diversas esferas y niveles de enseñanza. De este modo, a partir de la literatura del área, de los proyectos, planes y acciones gubernamentales de las últimas décadas, podemos afirmar que la formación docente ha recibido foco de atención en cuanto campo de investigación y de política educacional. De esa forma, al investigar la producción académica en este campo, percibimos que, aunque hay un gran número de estudios del tipo estado del arte, direccionados a la formación de profesores, todavía hay una laguna en la literatura cuanto a las investigaciones sobre la producción académica direccionada a la formación de profesores de Biología en Brasil. En este sentido, formulamos la siguiente cuestión de investigación: ¿Cuáles son los enfoques de investigación presentados por los trabajos en el campo de formación de profesores de Biología en Brasil en las tres últimas décadas? Por lo tanto, a partir de esta perspectiva, la presente tesis tuvo como objetivo mapear la producción académica brasileña en cuanto a los enfoques y a las principales tendencias de las investigaciones sobre formación de profesores de Biología, por medio de la identificación y del análisis de las disertaciones y tesis producidas entre 1979 y 2010. El trabajo se caracteriza por un estudio del tipo estado del arte, en el cual fueran seleccionados 120 documentos de 57 programas de postgrado de 50 Instituciones de Enseñanza Superior. Las disertaciones y tesis fueran analizadas tanto a partir de descriptores generales, como datos bibliográficos, programas de postgrado y instituciones de origen, cuánto a partir de descriptores específicos, tales como tipo de formación, cursos de licenciatura, sujetos y instrumentos de investigación, enfoques formativos, campo de conocimiento específico y campo de conocimiento pedagógico. Los resultados de la distribución de los documentos, en los diferentes programas de postgrado, han revelado diferencias significantes cuanto a la producción y al patrón de distribución de los documentos a lo largo de las tres décadas, tanto por institución/regiones cuanto por abordajes y tendencias de las investigaciones en el país. Se concluye que los abordajes y las tendencias de las investigaciones sobre formación de profesores de Biología se encuadran en trece enfoques formativos principales que caracterizan la formación, siendo que la mayoría de ellos forman parte del campo de conocimiento pedagógico, en contraposición a un menor número de investigaciones producidas que hace parte de los enfoques formativos que articulan los campos de conocimientos pedagógicos y específicos. |
Keywords: | Formação de professores de biologia Enfoque formativo Pós-graduação Pós-graduação Educação Biologia - Formação de professores Pesquisa educacional Educação - Estudo e ensino (Pós-graduação). Biology teacher education State-of-the-art Formative approach Postgraduate studies Estado da arte Formation des Enseignants en Biologie État de L'art Approche Formative Postuniversitaire Formación de Profesores de Biología Estado del Arte Posgrado |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | LAGE, Maria Aparecida Guerra. A pesquisa acadêmica sobre formação de professores/as de Biologia no Brasil (1979-2010): um Estado da Arte baseado em dissertações e teses. 2018. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.316 |
Document identifier: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.316 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22681 |
Date of defense: | 22-Aug-2018 |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
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