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dc.creatorReis, Leandro Cesar dos-
dc.date.accessioned2018-10-15T18:01:44Z-
dc.date.available2018-10-15T18:01:44Z-
dc.date.issued2018-09-17-
dc.identifier.citationREIS, Leandro Cesar dos. Estudo do comportamento de almofadas elastoméricas sob vigas pré-moldadas e análise da estabilidade lateral após a montagem. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1220pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22574-
dc.description.abstractPrecast concrete girders on bearing pads are subjected to instability depending on several variables such as span length, initial imperfections, especially initial lateral sweep, and bearing pads behavior, regarding to stiffnesses and dimensions. On this work, numerical models are developed in the ANSYS Workbench 18.0 in order to assess the instability limit loads and the rotational stiffnesses of the pads in many combinations of span length, cross section of the girder and lateral sweep. Then, it was also evaluated the lift off phenomenon of the girder on the supports and the variation of stiffnesses in which situation. Finally, the variations of the limit loads considering changes in the bottom and top flanges dimensions is considered. The proposed models properly represented the girders over the bearing pads once the behavior are validated by experimental studies of the literature. The increase in spans and initial imperfections causes a decrease in the rollover limit load. The lift off effect is aggravated as the lateral eccentricities increase and also depends on the initial compression of the bearing pad. In the analyzed combinations, the reduction of the rotational stiffness is about 37% for the critical situation, which span length about 40 m and lateral sweep of L/300, with loss of contact between 50% and 60%. Variations of top and bottom flanges width, changing lateral moments of inertia, tend to vary the rollover limit load. Increasing the lateral inertia in about 35% results in an increase of 24% for the limit load for the cases analyzed in this study.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstabilidade lateralpt_BR
dc.subjectTombamentopt_BR
dc.subjectAlmofadas de apoio elastoméricaspt_BR
dc.subjectVigas pré-moldadaspt_BR
dc.subjectLateral instabilitypt_BR
dc.subjectRolloverpt_BR
dc.subjectElastomeric bearing padspt_BR
dc.subjectPrecast concrete girderspt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectConcreto pré-moldadopt_BR
dc.subjectVigas de concretopt_BR
dc.titleEstudo do comportamento de almofadas elastoméricas sob vigas pré-moldadas e análise da estabilidade lateral após a montagempt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the behavior of elastomeric bearing pads under precast girders and analysis of lateral instability conditions after erectionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Cristina Vidigal de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2787104367701931pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Eliane Regina Flores-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1704111360159225pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Fabio Martin-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7652155946207849pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0774114780090460pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoVigas de concreto pré-moldado apoiadas sobre almofadas de apoio estão sujeitas a falhas por instabilidade lateral que dependem de vários fatores, entre eles o vão da viga, as imperfeições iniciais, principalmente a excentricidade lateral inicial, e das condições das almofadas de apoio, no que diz respeito às rigidezes e às dimensões. Neste trabalho, desenvolveu-se modelos numéricos no ANSYS Workbench 18.0 para as vigas sobre essas almofadas, de forma a avaliar as cargas limite de instabilidade e a rigidez à rotação das almofadas em várias combinações de vão, seção da viga e excentricidade lateral. Com isso, buscou-se também avaliar o levantamento da viga sobre os apoios e a variação das rigidezes para cada situação. Por fim, foram analisadas as variações na carga limite considerando mudanças nas dimensões das mesas superior e inferior da viga. Os modelos propostos representaram adequadamente as vigas sobre as almofadas pois o comportamento obtido foi validado por estudos experimentais da literatura. O aumento nos vãos e nas imperfeições iniciais provocam uma diminuição na força limite de tombamento. O levantamento da viga sobre as almofadas é agravado conforme aumentam as excentricidades laterais e depende também da compressão inicial que a viga exerce sobre a almofada. Nos casos analisados, a diminuição da rigidez ao giro é em torno de 37% para a situação mais crítica, com vão (L) de 40 m e excentricidade de L/300, com perda de contato variando entre 50% e 60%. A variação das larguras das mesas superior e inferior, que resulta em diferentes momentos de inércia laterais, tendem a alterar a força limite de tombamento. O aumento da inércia lateral em torno de 35% resulta no acréscimo de 24% para a força limite para os casos analisados neste trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration140pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS DE CONCRETOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1220pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

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