Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22480
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Aprendendo a ensinar: a contribuição das disciplinas didática e didáticas específicas para a formação de professores no Curso de Pedagogia da Unimontes (2013 -2017) |
Título(s) alternativo(s): | Learning to teach: the contribution of the specific didactic and didactic disciplines for the training of teachers in the pedagogy course of unimontes (2013 -2017) |
Autor(es): | Brito, Denice do Socorro Lopes |
Primeiro orientador: | Puentes, Roberto Valdés |
Primeiro membro da banca: | Amorim, Mônica Maria Teixeira |
Segundo membro da banca: | Machado, Liliane Campos |
Terceiro membro da banca: | Coimbra, Camila Lima |
Quarto membro da banca: | Melo, Geovana Ferreira |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo geral analisar as contribuições das disciplinas Didática e Didáticas Específicas para a formação de professores que irão atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, oportunizada pelo curso de Pedagogia da Unimontes, instituição localizada na região Norte de Minas Gerais. Partindo-se das dificuldades observadas por jovens professores no exercício cotidiano de sua profissão, a título de problematização perguntou-se em que medida as propostas das disciplinas de Didática contemplam os pressupostos formativos, definidos para a atuação do pedagogo, como docente, pela Diretrizes Curriculares que passaram a normatizar o curso de Pedagogia em 2006. Além disso, procurou-se perceber a formas de encaminhamento daquelas propostas, no processo efetivo de formação dos futuros docentes, a partir das vozes dos sujeitos envolvidos no processo, ou seja, professores formadores e estudantes. Do ponto de vista metodológico, empreendeu-se um trabalho de pesquisa bibliográfica, documental e de campo que, por sua vez, permitiu a construção de várias categorias analíticas. Dentre as possibilidades foram eleitas cinco categorias que, construídas de forma relacional permitiram um diálogo inclusive com as demais possibilidades reflexivas oportunizadas pelos dados encontrados: Saberes didáticos: reflexões sobre a disciplina Didática; Didática e didáticas específicas: um campo de (des) encontros?; Relações entre os saberes didáticos e as metodologias específicas: percepções dos sujeitos; Unidade teoria-prática: desenvolvendo a práxis pedagógica; Práticas formativas: possibilidades de desenvolvimento da relação teoria e práticas didáticas. Dentre os resultados encontrados, o estudo demonstrou que existe uma tendência dos docentes a tratar as disciplinas Didática e Didáticas Específicas priorizando a sua dimensão técnica. Paradoxalmente, a leitura oferecida pelos discentes dá conta de um distanciamento da técnica, de estudos excessivamente teóricos, desarticulados e apartados da realidade que se encontra no cotidiano escolar. |
Abstract: | The purpose of this study was to analyze the contributions of Didactics and Specific Didactics to the training of teachers who will work in the initial years of Elementary School, which is an opportunity for the Pedagogy course at Unimontes, an institution located in the Northern region of Minas Gerais. As a problem questionnaire, the questionnaire asked the question of the extent to which the proposals of Didactics subjects include the formative presuppositions, defined for the pedagogical activity, as a teacher, by the Curricular Guidelines who started to standardize the course of Pedagogy in 2006. In addition, we sought to understand the ways of referring those proposals, in the effective process of training of future teachers, from the voices of the subjects involved in the process, that is, teacher trainers and students. From a methodological point of view, a bibliographical, documentary and field research work was undertaken, which, in turn, allowed the construction of several analytical categories. Among the possibilities were chosen five categories that, built relationally, allowed a dialogue, including the other reflective possibilities offered by the data found: Didactic knowledge: reflections on the didactic discipline; Didactics and specific didactics: a field of (dis) meetings ?; Relations between didactic knowledge and specific methodologies: subjects' perceptions; Unit theory-practice: developing pedagogical praxis; Formative practices: possibilities of development of the relation theory and didactic practices. Among the results found, the study showed that there is a tendency of the teachers to treat the Didactic and Specific Didactics disciplines prioritizing their technical dimension. Paradoxically, the reading offered by the students gives account of a distance from the technique, of studies that are too theoretical, disjointed and separated from the reality that is found in the daily school life. |
Palavras-chave: | Educação Didática Professores - Formação Educação - Estudo e ensino - Universidade Estadual de Montes Claros (MG) Didactics Didáticas Específicas Specific Didactics Formação Docente Formation Pedagogia Pedagogy Unimontes |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | BRITO, Denice do Socorro Lopes - Aprendendo a ensinar: a contribuição das disciplinas didática e didáticas específicas para a formação de professores no Curso de Pedagogia da Unimontes (2013 -2017). 2018. 242 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.314. |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.314 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22480 |
Data de defesa: | 6-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | TESE - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AprendendoEnsinarContribuicao.pdf | TESE | 2.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.