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dc.creatorSantos, Kênia Marçal dos-
dc.date.accessioned2018-09-10T18:03:45Z-
dc.date.available2018-09-10T18:03:45Z-
dc.date.issued2018-07-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Kênia Marçal dos. O Pibid como política de formação inicial: perspectivas dos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia - campus Pontal. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22440-
dc.description.abstractThis paper aims at presenting the discussions that originated from a research about the contribution of the Institutional Programme of Teaching Initiation Grant (IPTIG known as PIBID in Portuguese) in the teaching formation of the Pedagogy graduates at Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Human Science Institute (HSI known as ICHPO in Portuguese), linked to the IPTIG/PIBID sub-project of Literacy in the period of 2014-2018. The major goal was to understand IPTIG/PIBID as a public policy of the initial formation of teachers from the perspective of the scholars who were active in the interstice of 2014-2018; understand IPTIG/PIBID as a public policy within the neo-liberal and globalized contexto; understand the initial formation movement preconized in Brazil through a theoretical and documents analysis on the topic, such as the Law of the Guidelines and Basis for the National Education (LGBNE known as LDB in Portuguese) 9.394/96, decree 96/2013, Anped (2018), Freitas (2012), Brasil (2018), Libâneo, Oliveira and Toschi (2011) among others, and the empirical research through the instrument/questionnaire applied to the aforementioned project participant scholars. In light of both the theoretical and empirical analysis, it was perceived that carrying out of such research allows us to present difficulties, challenges, contributions, limitations and perspectives of IPTIG/PIBID, which need to be retrieved and discussed as public policy, mainly because it constitutes a significant programme for the initial formation of teachers broadening possibilities for the graduates within the schools scope. It is expected that the revealed outcomes may contribute to the reflections concerning the policies of valuation of teachers and to enhance the quality of both the initial and on-going formation of teachers in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica de Formação de professorespt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectPibidpt_BR
dc.subjectTeachers formation policypt_BR
dc.subjectInitial formationpt_BR
dc.titleO Pibid como política de formação inicial: perspectivas dos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia - campus Pontalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Lúcia Helena Moreira de Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855923237846079pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Gláucia Signorelli de Queiroz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9108607797425296pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Maria Célia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5826866488560826pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771114299149508pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente texto tem como objetivo apresentar as discussões que foram elaboradas a partir de uma pesquisa sobre a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação docente dos/as licenciandos/as do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Instituto de Ciências Humanas (ICHPO), vinculados ao subprojeto Pibid Alfabetização/Letramento no período de 2014-2018. O principal objetivo foi compreender o Pibid como política pública de formação inicial de professores na perspectiva dos/as bolsistas que atuaram no interstício de 2014-2018; entender o Pibid como política pública inserida no contexto globalizado e neoliberal; entender o movimento da formação inicial preconizado no Brasil por meio da análise teórica e documental sobre o tema, tais como, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9.394/96, Portaria 96/2013, Anped (2018), Freitas (2012), Brasil (2018), Libâneo, Oliveira e Toschi (2011) dentre outros, e da pesquisa empírica por meio do instrumento /questionário, aplicado para os bolsistas participantes do referido subprojeto. Da análise teórica e empírica, percebemos que a realização desta pesquisa nos permite apresentar dificuldades, desafios, contribuições, limites e perspectivas do Pibid que precisam ser retomadas e discutidas como política pública, sobretudo porque ele constitui-se um programa significativo para a formação inicial de professores/as ampliando possibilidades para os/as licenciandos/as inseridos nas escolas. Esperamos que os resultados encontrados possam contribuir para as reflexões referentes às políticas de valorização do professor/a e para a melhoria da qualidade da formação inicial e continuada de professores no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration57pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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