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ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-2664-7024
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Compreendendo o Organizational Misbehaviour na gestão pública: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior pública
Título(s) alternativo(s): Understanding organizational misbehavior in public management: a case study at a public higher education institution
Autor(es): Gervásio, Vinicius Soares Oliveira de Sousa
Primeiro orientador: Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira
Primeiro membro da banca: Valadão Jr, Valdir Machado
Segundo membro da banca: Lopes, José Eduardo Ferreira
Terceiro membro da banca: Menezes, Raquel Soares Santos
Resumo: Condutas antiéticas e comportamentos inadequados na gestão pública no Brasil não é uma peculiaridade marcadamente do Século XXI (MOURA, 2012). O modelo de colonização aplicado no país teve como característica a exploração metódica e sistemática por cerca de 300 anos, a ausência de distinção entre o público e o privado, além da prática de privilegiar aliados e indivíduos com base em laços familiares e de amizade. A corrupção, o suborno, as fraudes e os roubos, entre outros comportamentos antiéticos, representam uma diminuição de investimento, aumentam os riscos e incertezas do país, prejudicam a reputação comercial, retardam o crescimento econômico, provocam prejuízos financeiros, destroem a imagem e a reputação das organizações, alimentam condutas nocivas para o desenvolvimento econômico e social e ainda contribuem para a descrença da população nos governos (LEVY; DRAGO, 2005; SANTOS et al., 2012; LI; YAO E AHLSTROM, 2014). Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar os tipos de organizational misbehaviour (mau comportamento organizacional) identificados no âmbito da gestão da Universidade Federal de Uberlândia, visando propor a implantação de um programa de compliance. O conceito utilizado nesta pesquisa para a definição do organizational misbehaviour é proposta por Vardi e Wiener (1996, p.151) como “qualquer ação intencional dos membros das organizações que viola (a) normas organizacionais e expectativas, e ou qualquer ação intencional que viola (b) valores padrões e costumes sociais com uma conduta inadequada”. A pesquisa é caracterizada como qualitativa, sendo o estudo de caso adotado como método de procedimento, e o levantamento dos dados deram-se por meio da entrevista semiestruturada e fonte documental. Identificou-se que o mau comportamento na Universidade Federal de Uberlândia manifesta-se da seguinte forma: (1) Irregularidades definidas em normativos ou regulamentos, fraudes em licitações ou contratos; (2) Desaparecimento ou perecimento de bens públicos; (3) Ausência ou impontualidade ao serviço; (4) Falta de urbanidade, conduta escandalosa, incontinência pública, manifestação de apreço ou desapreço; (5) Ausência de presteza nas atividades ou na prestação de informações; (6) Assédio moral; (7) Não cumprimento das atribuições do cargo; (8) Falta de comprometimento com a instituição; (9) Uso do patrimônio público para interesses particulares; (10) Corporativismo; (11) Acumulação indevida de cargos; e (12) Insubordinação. Como resultados dos maus comportamentos, foram identificadas quatro consequências que impactam negativamente a instituição e, consequentemente, a sociedade. Como principais consequências negativas, apresentaram-se: (1) Imagem negativa da universidade; (2) Retenção e evasão do discente; (3) Falta de eficiência e, (4) Prejuízos financeiros. Por fim, considerando o objetivo específico de propor a implantação de um programa de compliance e partindo das análises feitas, foi possível concluir que a Universidade Federal de Uberlândia se apresenta legal e estruturalmente aparelhada para implantar o programa de compliance como ferramenta de gestão para a prevenção e controle de condutas inadequadas em seu ambiente organizacional. Ainda foi identificado que a maioria dos servidores públicos da UFU é formada por agentes públicos que realizam suas atribuições em compliance com as normas da instituição. Por fim, como produto tecnológico, além do diagnóstico e análise das bases para implantação de um programa de compliance, propõe-se a realização de Workshop para pulverização do conhecimento desta pesquisa entre a liderança administrativa da Universidade Federal de Uberlândia.
Abstract: Unethical conduct and inappropriate behaviors in public management in Brazil is not a peculiarity of the XXI Century (MOURA, 2012). The model of colonization applied in the country had the characteristic methodical and systematic exploration for about 300 years, the absence of distinction between the public and the private, besides the practice of privileging allies and individuals based on family ties and friendship. Corruption, bribery, fraud and robbery, among other unethical behaviors, represent a decrease in investment, increase the risks and uncertainties of the country, damage the commercial reputation, slow economic growth, cause financial losses, destroy the image and reputation of organizations, nurture conduits that are harmful to economic and social development, and still contribute to the disbelief of the population in governments (LEVY, DRAGO, 2005; SANTOS et al., 2012; YAO & AHLSTROM, 2014). In this context, this paper aims to analyze the types of organizational misbehavior identified in the management of the Federal University of Uberlândia, aiming at proposing the implementation of a compliance program. The concept used in this research for the definition of organizational misbehavior is proposed by Vardi and Wiener (1996, p.151) as "any intentional action by members of organizations that violates (a) organizational norms and expectations, and / or any intentional action that violates (b) standard values and social mores with inadequate conduct. " The research is characterized as qualitative, being the case study adopted as method of procedure, and the data collection was done through the semi-structured interview and documentary source. It was identified that the bad behavior in the Federal University of Uberlândia is manifested as follows: (1) Irregularities defined in regulations or regulations, fraud in bids or contracts; (2) Disappearance or loss of public property; (3) Absence or unlawfulness of duty; (4) Lack of civility, scandalous conduct, public incontinence, manifestation of appreciation or disapproval; (5) Absence of readiness in activities or in the provision of information; (6) Harassment; (7) Failure to fulfill the duties of the position; (8) Lack of commitment to the institution; (9) Use of public assets for private interests; (10) Corporatism; (11) Undue accumulation of charges; and (12) Insubordination. As a result of the bad behaviors, four consequences have been identified that negatively impact the institution and, consequently, society. As main negative consequences, they were presented: (1) Negative image of the university; (2) Student retention and avoidance; (3) Lack of efficiency and, (4) Financial losses. Finally, considering the specific objective of proposing the implementation of a compliance program and based on the analyzes made, it was possible to conclude that the Federal University of Uberlândia presents itself legally and structurally equipped to implement the compliance program as a management tool for prevention and control of inappropriate behaviors in their organizational environment. It has also been identified that most of UFU's public servants are made up of public agents who perform their duties in compliance with the institution's standards. Finally, as a technological product, in addition to the diagnosis and analysis of the bases for implementation of a compliance program, it is proposed to hold a Workshop to pulverize the knowledge of this research among the administrative leadership of the Federal University of Uberlândia.
Palavras-chave: Gestão Pública
Mau Comportamento Organizacional
Compliance
Public Management
Organizational Misbehaviour
Ensino superior
Comportamento Organizacional
Administração
Organizational behavior
Public Higher Education Institution
Administration
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Referência: GERVÁSIO, Vinícius Soares Oliveira de Sousa. Compreendendo o Organizational Misbehaviour na gestão pública: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior pública. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.573.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.573
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22385
Data de defesa: 31-Jul-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

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