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dc.creatorSantos, Rosana de Jesus dos-
dc.date.accessioned2018-08-27T13:33:49Z-
dc.date.available2018-08-27T13:33:49Z-
dc.date.issued2018-06-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Rosana de Jesus dos. Entre a casagrande e o borralho: as representações sociais sobre as trabalhadoras domésticas na novela cheias de charme. 2018. 284 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2018.1051pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22382-
dc.description.abstractWhat social representations about domestic workers are conveyed in the soap opera Cheias de Charme? This question guides research. At the moment of voted the Law Project that changed the legislation sobre the domestic work in Brazil, the denominate PEC of the domestic workers, it was launched through the Rede Globo the soap opera "Cheias de Charme", proclaimed as the first display as the protagonist domestic workers. By means of the concept of Social Representation, such as, from Social Imaginary, were analyzed the meaning about domestic workers and domestic work conveyed in the soap opera. This was understood as a result of the current power relations in brazilian society at the time it was produced and disseminated, as well as bearer of meanings from other times in the history of the country. Its analysis therefore, allows anticipate continuities and / or transformations in the ways in which domestic workers and the domestic work have been signified by the said society. Issues related to domestic work are brushstrokes in the plot, whose emphasis is the meteoric rise of the three characters who form a trio of singers denominate “empreguetes”. Social differentiation, individualist social ascension and stardom are the lines that guide the plot, in which are reiterated, using the humor appeal, traditional representations about the domestic workers. These representations are permeated by constructions of gender, race, class and regional origin that are part of the process of subalternization that the domestic workers live in the country.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhadoras domésticaspt_BR
dc.subjectDomestic workerspt_BR
dc.subjectTelenovelaspt_BR
dc.subjectSoap operapt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectSocial representionpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectRacept_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectAfro-american womenpt_BR
dc.subjectHistória e culturapt_BR
dc.subjectHistory and culturept_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.subjectEmpregadas domésticaspt_BR
dc.subjectNegraspt_BR
dc.subjectTrabalho domésticopt_BR
dc.titleEntre a CasaGrande e o Borralho: as representações sociais sobre as trabalhadoras domésticas na novela Cheias de Charmept_BR
dc.title.alternativeBetween casagrande and borralho: The social representations about the domestic workers in the soap opera Cheias de Charmept_BR
dc.title.alternativeEntre la CasaGrande y el Borralho: Las representaciones sociales sobre las trabajadoras domésticas en la telenovela Llenas de Charmept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Puga, Vera Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9480472326043682pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Dolores Puga Alves de-
dc.contributor.referee2Ferreira, Jorgetânia da Silva-
dc.contributor.referee3Maia , Cláudia de Jesus-
dc.contributor.referee4Tedesch , Losandro Antônio-
dc.contributor.referee5Carneiro, Maria Elizabeth Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1611507718894404pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoQuais representações sociais sobre as trabalhadoras domésticas são veiculadas na novela Cheias de Charme? Essa questão norteia a pesquisa. No momento em que se votava o Projeto de Lei que alterou a legislação sobre o trabalho doméstico no Brasil, a chamada PEC das domésticas, foi lançada pela emissora Rede Globo a novela Cheias de Charme, apregoada como a primeira a exibir como protagonistas trabalhadoras domésticas. Por meio do conceito de representação Social, bem como, de imaginário Social foram analisados os sentidos acerca das trabalhadoras domésticas e do trabalho doméstico veiculados na novela. Esta foi compreendida como resultado das relações de poder vigentes na sociedade brasileira no momento em que foi produzida e difundida, bem como portadora de sentidos de outros tempos da história do país. Sua análise portanto, permite entrever continuidades e/ou transformações nas formas como as trabalhadoras domésticas e o trabalho doméstico têm sido significados pela referida sociedade. Questões relativas ao trabalho doméstico são pinceladas na trama, cuja ênfase é ascensão meteórica das três personagens que formam um trio de cantoras denominado de empreguetes. Diferenciação social, ascensão social individualista e estrelato são as linhas que norteiam a trama, na qual são reiteradas, utilizando o recurso do humor, representações tradicionais sobre as domésticas. Tais representações são permeadas de construções de gênero, raça, classe e origem regional que fazem parte do processo de subalternização que as trabalhadoras domésticas vivenciam no país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration284pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.org/10.14393/ufu.te.2018.1051pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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