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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22353
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Lousada, João Paulo Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-23T13:21:02Z | - |
dc.date.available | 2018-08-23T13:21:02Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-12 | - |
dc.identifier.citation | LOUSADA, João Paulo Ribeiro. Análise de sensibilidade do modelo matemático utilizado em projetos conceituais de aeronaves. 2018. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22353 | - |
dc.description.abstract | This work presents a sensibility analysis regarding the mathematical model used in the Conceptual Aircraft Design. This technique uses, based on initial design requirements defined by the designer, iterative processes and tables of historical trends, as well as empirical equations to feed the calculation process with the necessary variables. Computationally implemented through the Python programming language (version 3.6.5), sensitivity analysis is performed by combining three input parameters: wing aspect ratio and constants of the empirical equations for the empty weight fraction and for the takeoff wing loading. As a result of this work, the influence of such combinations of input variables on the aircraft final weights is shown, as well as other characteristics. In addition, two case studies are presented: Passenger Jet Aircraft with 96-114 passenger capacity and Executive Very Light Jet, where both will be compared with real aircraft. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Projeto conceitual de aeronaves | pt_BR |
dc.subject | Conceptual aircraft design | pt_BR |
dc.subject | Análise de sensibilidade | pt_BR |
dc.subject | Sensibility analysis | pt_BR |
dc.subject | Transporte de passageiros | pt_BR |
dc.subject | Passenger Jet Aircraft | pt_BR |
dc.subject | Very Light Jet | pt_BR |
dc.subject | Alongamento da asa | pt_BR |
dc.subject | Wing Aspect Ratio | pt_BR |
dc.title | Análise de sensibilidade do modelo matemático utilizado em projetos conceituais de aeronaves | pt_BR |
dc.title.alternative | Sensitivity analysis of the mathematical model used in conceptual aircraft design | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Venson, Giuliano Gardolinski | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7831693644209178 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Odenir de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8197975215358295 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Francisco José de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1257320066520278 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7794548619610889 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma análise de sensibilidade quanto ao modelo matemático empregado no Projeto Conceitual de Aeronaves. Esta técnica utiliza, com base em requisitos iniciais de projeto definidos pelo projetista responsável, processos iterativos e tabelas de tendências históricas, bem como equações empíricas para alimentar o processo de cálculos com as variáveis necessárias. Implementada computacionalmente através da linguagem de programação Python (versão 3.6.5), a análise de sensibilidade é realizada através da combinação de três parâmetros de entrada: alongamento da asa e as constantes das equações empíricas para a fração de peso vazio e para a carga alar de decolagem. Como resultado desse trabalho é apresentada a influência de tais combinações de variáveis de entrada nos pesos finais da aeronave, bem como outras características. Além disto, são evidenciados dois estudos de caso: aeronave de transporte de passageiros a jato com capacidade de transporte entre 96 e 114 passageiros e aeronave executiva da categoria Very Light Jet, onde ambas são comparadas com aeronaves reais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Aeronáutica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 83 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Aeronáutica |
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