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dc.creatorLousada, João Paulo Ribeiro-
dc.date.accessioned2018-08-23T13:21:02Z-
dc.date.available2018-08-23T13:21:02Z-
dc.date.issued2018-07-12-
dc.identifier.citationLOUSADA, João Paulo Ribeiro. Análise de sensibilidade do modelo matemático utilizado em projetos conceituais de aeronaves. 2018. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22353-
dc.description.abstractThis work presents a sensibility analysis regarding the mathematical model used in the Conceptual Aircraft Design. This technique uses, based on initial design requirements defined by the designer, iterative processes and tables of historical trends, as well as empirical equations to feed the calculation process with the necessary variables. Computationally implemented through the Python programming language (version 3.6.5), sensitivity analysis is performed by combining three input parameters: wing aspect ratio and constants of the empirical equations for the empty weight fraction and for the takeoff wing loading. As a result of this work, the influence of such combinations of input variables on the aircraft final weights is shown, as well as other characteristics. In addition, two case studies are presented: Passenger Jet Aircraft with 96-114 passenger capacity and Executive Very Light Jet, where both will be compared with real aircraft.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto conceitual de aeronavespt_BR
dc.subjectConceptual aircraft designpt_BR
dc.subjectAnálise de sensibilidadept_BR
dc.subjectSensibility analysispt_BR
dc.subjectTransporte de passageirospt_BR
dc.subjectPassenger Jet Aircraftpt_BR
dc.subjectVery Light Jetpt_BR
dc.subjectAlongamento da asapt_BR
dc.subjectWing Aspect Ratiopt_BR
dc.titleAnálise de sensibilidade do modelo matemático utilizado em projetos conceituais de aeronavespt_BR
dc.title.alternativeSensitivity analysis of the mathematical model used in conceptual aircraft designpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Venson, Giuliano Gardolinski-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7831693644209178pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Odenir de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8197975215358295pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Francisco José de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1257320066520278pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7794548619610889pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise de sensibilidade quanto ao modelo matemático empregado no Projeto Conceitual de Aeronaves. Esta técnica utiliza, com base em requisitos iniciais de projeto definidos pelo projetista responsável, processos iterativos e tabelas de tendências históricas, bem como equações empíricas para alimentar o processo de cálculos com as variáveis necessárias. Implementada computacionalmente através da linguagem de programação Python (versão 3.6.5), a análise de sensibilidade é realizada através da combinação de três parâmetros de entrada: alongamento da asa e as constantes das equações empíricas para a fração de peso vazio e para a carga alar de decolagem. Como resultado desse trabalho é apresentada a influência de tais combinações de variáveis de entrada nos pesos finais da aeronave, bem como outras características. Além disto, são evidenciados dois estudos de caso: aeronave de transporte de passageiros a jato com capacidade de transporte entre 96 e 114 passageiros e aeronave executiva da categoria Very Light Jet, onde ambas são comparadas com aeronaves reais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration83pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

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