Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22348
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Monitoramento dos focos de queimadas nos biomas Amazônia e Cerrado nas estações seca e chuvosa de 2017
Autor(es): Lima, Isabella Caixeta
Primeiro orientador: Carbone, Samara
Primeiro membro da banca: Vasconcelos, Maria da Graça
Segundo membro da banca: Oliveira, Bruna Fernanda Faria
Resumo: Há décadas, o território brasileiro tem sido cenário de desmatamento proveniente de queimadas, principalmente, nos biomas Amazônia e Cerrado devido a fatores como a expansão da fronteira agrícola, a práticas de manejo e uso do solo e até mesmo de fenômenos naturais, como ocorrência de raios. Os episódios de queimadas no Cerrado acontecem há milhares de anos, com certa periodicidade, e isso fez com que sua fauna e flora tornassem resistentes. É comum os incêndios nessa região se intensificarem durante a estação seca, em virtude da escassez de chuva. O mesmo não acontece com o bioma Amazônia, as queimadas podem causar danos irreparáveis a sua fauna e flora. As queimadas nessa região são, na maioria das vezes, causadas por ação antropogênica. Este trabalho teve como objetivo principal quantificar o número de focos de queimadas nos dois biomas nas estações chuvosa e seca. Para determinação das duas estações foram coletados dados de precipitação mensal acumulada de 11 estações convencionais de monitoramento meteorológico para cada bioma e, a partir das médias mensais, considerou-se como estação chuvosa os quatro meses consecutivos com maiores precipitações e como seca os quatro meses consecutivos com menores precipitações. Os dados de focos de queimadas foram coletados do satélite de referência AQUA da NASA e eles foram quantificados em cada estado que abrange os biomas. Para comparação do número de focos de queimadas entre os biomas Amazônia e Cerrado, foi feita uma normalização de dados pela extensão territorial. Os resultados desse trabalho mostraram que no número de focos de queimadas na estação seca são maiores comparados a estação chuvosa em ambos os biomas. Na Amazônia os estados que apresentaram o maior número de focos foi o Mato Grosso e Pará e no Cerrado foram o Maranhão e Tocantins, provavelmente devido às práticas de manejo e uso do solo nos quatro estados.
Palavras-chave: Biomas
Amazônia
Cerrado
Focos de queimadas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::METEOROLOGIA::CLIMATOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LIMA, Isabella Caixeta. Monitoramento dos focos de queimadas nos biomas Amazônia e Cerrado nas estações seca e chuvosa de 2017. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia,Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22348
Data de defesa: 6-Jul-2018
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MonitoramentoFocosQueimadas.pdfTCC2.44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.