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dc.creatorRamos, Bruno Peixoto-
dc.creatorRibeiro, Jorge Augusto Gomes-
dc.date.accessioned2018-08-22T18:50:16Z-
dc.date.available2018-08-22T18:50:16Z-
dc.date.issued2018-07-13-
dc.identifier.citationRAMOS, B. P.; RIBEIRO, J. A. G. Identificação do fenômeno aeroelástico de flutter a partir de simulações FSI (fluid-structure interaction). 2018. 78 p. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Engenharia Mecânica ) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22344-
dc.description.abstractAeroelastic analyses are an essential part of aeronautical projects. To avoid catastrophes, it is necessary to know if aeroelastic phenomena like flutter are present in the flight envelope. For that, it is common to use NASTRAN. It applies Double Lattice Method as aerodynamic solver. However, this method might not be the most appropriate one aerodynamically and CFD can achieve better results. In this context, this work suggests to identify flutter through FSI method (fluid-structure interaction). Using ANSYS software, it is possible to couple structural and fluid-dynamic modules in order to make the structural send displacements to fluid-dynamic, and the fluid-dynamic send forces to structural. From the displacement temporal sign, on a selected point, the aeroelastic behavior can be evaluated. This methodology was applied on AGARD 445.6 wing. It was possible to find flutter, as expected, by simulating flow on different velocities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAeroelasticidadept_BR
dc.subjectAeroelasticitypt_BR
dc.subjectFlutterpt_BR
dc.subjectFluido-estruturapt_BR
dc.subjectFluid-structurept_BR
dc.subjectAGARD 445.6pt_BR
dc.titleIdentificação do fenômeno aeroelástico de flutter a partir de simulações FSI (fluid-structure interaction)pt_BR
dc.title.alternativeFlutter identification using FSI (fluid-structure interaction)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Thiago Augusto Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0859338195145281pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Francisco José de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1257320066520278pt_BR
dc.contributor.referee2Sanches, Leonardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6978425622746671pt_BR
dc.contributor.referee3Morais, Tobias Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1662045974941011pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0805364539004647 http://lattes.cnpq.br/4235028625029178pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs análises aeroelásticas são parte essencial do projeto aeronáutico. É necessário saber se fenômenos aeroelásticos como o flutter estão dentro do envelope de voo, para que catástrofes sejam evitadas. Para isso, muito comum usar o NASTRAN, que utiliza o Método Doublet Lattice como solução aerodinâmica. No entanto, esse método pode não ser o mais adequado aerodinamicamente e a utilização de CFD pode trazer melhores resultados. Nesse contexto, este trabalho propõe a identificação do flutter através de um método FSI (interação fluido-estrutura). Utilizando o software ANSYS, é possível acoplar os módulos estrutural e fluidodinâmico, de maneira a fazer com que o estrutural envie deslocamentos para o fluidodinâmico e o fluidodinâmico envie forças para o estrutural. A partir do sinal de deslocamento temporal em um ponto selecionado, pode-se avaliar o comportamento aeroelástico. Essa metodologia foi aplicada para a geometria da asa AGARD 445.6. Foi possível encontrar o flutter, como esperado, ao se realizar várias simulações com o escoamento a diferentes velocidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration78pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::ESTRUTURAS AEROESPACIAIS::AEROELASTICIDADEpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

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